DO PARADIGMA DA FORMAÇÃO NAS ESCOLAS NORMAIS NO BRASIL AOS PARADIGMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Este artigo está dividido em três partes, a primeira apresentar como se deu a implantação das Escolas Normais no Brasil, Instituições voltadas para a formação de professores no país. A segunda parte traz o paradigma da racionalidade que norteou tais formações dessas escolas. Por último, foi abordado os novos modelos de paradigmas que norteiam a formação de professores na contemporaneidade. O objetivo desse trabalho é mostrar de maneira sucinta como se implantou uma instituição e seu modelo de formação voltada para professores no Brasil. De uma forma breve, trazemos as dificuldades que essas instituições chamadas de Escolas Normais tiveram para se consolidar no país. Outro aspecto abordado no texto é a importância que era dada aos profissionais de educação, o currículo utilizado na formação de professores e como eram contratados esses profissionais. Todos esses pontos mencionados eram modificados conforme a elite que dominava o poder. Os grupos conservadores denominados “os saquaremas” tinham uma visão divergente dos grupos liberais republicanos e, essas divergências trouxeram modificações significantes na organização do ensino no país. Vale ressaltar que essas mudanças devem ser vistas e analisadas de forma mais profunda, pois percebemos que interesses ocultos de cunho elitista estavam por trás desses embates, nada muito distante do que presenciamos na contemporaneidade. Portanto o intuito desse artigo é nos levar a refletir sobre esses interesses elitizados que rompem a barreira temporal e se alojam nos dias de hoje com outra roupagem chamada currículo.
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