PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS): USO COMUM DENTRO DA COMUNIDADE AUTISTA

Autores

  • Laurecina Aparecida Pinheiro Candido Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná
  • Susana Maria Mana de Araoz Centro Universitário Luterano de JI-Paraná

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um grupo de desordens do desenvolvimento cerebral, caracterizado por apresentar dificuldade na comunicação social, comportamentos atípicos e repetitivos. Embora seja um tema muito abordado na última década, ainda é um desafio para a saúde pública pela falta de tratamento específico que atenda todos os sintomas do TEA. O presente trabalho buscou informações com um grupo de pais de autistas acerca das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), em inglês Complementary Alternative Medicine (CAM), utilizadas por eles para tratar os sintomas do autismo, com o objetivo de avaliar a percepção deles a esse respeito. A realização da pesquisa se deu com  abordagem quantitativa no município de Ji-Paraná, RO. Foi constatado que o uso das PICS é comum, e que a grande maioria notou melhoras com o uso a longo prazo. As PICS mais utilizadas entre eles envolvem: dietas, suplementação de vitaminas, minerais, aminoácidos e terapias corporais. Neste contexto foi possível concluir que as PICS foram tidas como eficazes, conforme indicado por outros estudos e com base nos resultados desta pesquisa

Biografia do Autor

Laurecina Aparecida Pinheiro Candido, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

Graduanda em Farmácia pelo Centro Universitário Luterano de JI-Paraná

Susana Maria Mana de Araoz, Centro Universitário Luterano de JI-Paraná

Psicóloga. Mestre em Psicologia da Saúde. Doutora em Educação Especial.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Candido, L. A. P., & Araoz, S. M. M. de. (2019). PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS): USO COMUM DENTRO DA COMUNIDADE AUTISTA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2269

Edição

Seção

Ciências da Saúde