Um diálogo reflexivo do conteúdo escolar no tabuleiro de xadrez
Resumo
A interação, enxadrista e tabuleiro de xadrez, possibilita que o aluno passe em revista seu ânimo de aprendiz, levando-o a compreender a origem do poder que alimenta sua ação e sua reação quando é levado a estudar conteúdos que trazem em sua essência o saber ser, saber aprender e outros saberes já que na lona do tabuleiro de xadrez preexistem infinitas interações desses saberes, esse contexto parece viabilizar o surgimento de um espirito resiliente, tal condição pode aclarar para o aluno a percepção de que, o ato de aprender impõe intermináveis releituras. O “movimento” mental das peças e intelecto leva ao estudante a percepção de que os saberes se reafirmam na articulação entre conteúdo e o tabuleiro como espaço social de experiências, neste contexto reflete, ataca e protege, uma prática que historicamente pode levar o aprendiz a experimentar a fonte do saber.
Palavras claves: Pensar, reflexão, práxis, ser
Referências
[I] Arcângelo R Buzzi
ed. Editora vozes, Petrópolis 2004
[II] Arcângelo R Buzzi
º ed. Editora vozes, Petrópolis 2004.
[III] Orlandi, Eni Puccinelli, 1942-
As formas do silencio: no movimento dos sentidos / Eni Puccinelli
Orlandi, - 6º ed. – Campinas SP: Editora da Unicap, 2007.
[IV] coleção os Pensadores, Schopenhauer.
[V] Maldonado, Maria Tereza
Comunicação entre pais e filhos : a linguagem do sentir /