SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E RECURSOS DIGITAIS PODEM POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ALGÉBRICOS?

Autores

  • Laécio Nobre de Macedo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • José Aires de Castro-Filho Universidade Federal do Ceará Instituto UFC Virtual.
  • Síntria Labres Lautert Universidade Federal de Pernambuco Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva

Resumo

Melhorar a aprendizagem de conceitos matemáticos é um desafio constante para os professores. Nestes casos, o uso de metodologias com sequências didática e recursos digitais pode ser um aliado. Este estudo investigou o desenvolvimento de conceitos algébricos através de uma intervenção tutorada com uso de uma sequência didática e um objeto de aprendizagem chamado Balança Interativa. Participaram do estudo 40 estudantes do 7º ano de três escolas públicas da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Os alunos foram divididos em dois grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE). A investigação consistiu em: pré-teste, intervenção e pós-teste. A intervenção oferecida ao GE ocorreu em duas sessões individuais, com duração média de 45 minutos cada, com um intervalo de dois a três dias entre elas. Os testes estatísticos U de Mann-Whitney e Wilcoxon indicam que os participantes do grupo experimental apresentam desempenho superior em relação aos participantes do grupo controle na resolução de problemas e equações algébricas. Estes resultados indicam a intervenção com uso de sequência didática e recursos digitais favoreceu a aprendizagem dos conceitos algébricos de incógnita, igualdade, desigualdade e princípio de equivalência.

Biografia do Autor

Laécio Nobre de Macedo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Adjunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Doutorando em Ensino de Ciências e Matemáticas (UFPA), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE), Graduação em Pedagigia (UFC).

José Aires de Castro-Filho, Universidade Federal do Ceará Instituto UFC Virtual.

Doutor em Educação Matemática pela University of Texas at Austin, professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e Coordenador Pedagógico do Instituto UFC Virtual.

Síntria Labres Lautert, Universidade Federal de Pernambuco Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva

Doutora em Psicologia Cognitiva e professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Macedo, L. N. de, Castro-Filho, J. A. de, & Lautert, S. L. (2019). SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E RECURSOS DIGITAIS PODEM POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ALGÉBRICOS?. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2200

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Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra