A construção de corpos e feminilidades: travestis e transexuais para além da prostituição.

Autores

  • Emerson Roberto de Araujo Pessoa Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Esta pesquisa tem como foco compreender a construção de corporalidade e feminilidade por travestis e transexuais que não participam do mercado do sexo. Por meio da História Oral, foi investigado como as tecnologias médicas (hormônios e silicone), indumentárias e acessórios são utilizados na produção da visualidade feminina pelas trans. O objetivo do trabalho foi mensurar as diferenças existentes entre o grupo pesquisado e a bibliografia antropológica brasileira pautada nas travestis e transexuais profissionais do sexo. Os resultados possibilitaram entender as relações entre as trajetórias de vida das entrevistadas, com o apoio familiar, a conclusão da educação escolar e a atuação profissional para além da prostituição. As biotecnologias colaboram na produção da subjetividade feminina e autoimagem positiva de si mesmas. A produção das corporalidades e feminilidades se realizam por meio da interiorização das visões sobre o feminino que permeiam a experiência de vida das trans. Portanto, não existe um único modo de construir esses atributos, há, mais precisamente, uma série de fatores que se constituem através dos hábitos. Os capitais cultural, econômico e o discurso médico-científico colaboram para a produção dessas subjetividades. Notou-se, deste modo, uma construção corporal não voltada exclusivamente aos modelos corporais hegemônicos. Assim, tais trajetórias de vida evidenciam novas configurações das corporalidades trans.

Biografia do Autor

Emerson Roberto de Araujo Pessoa, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em licenciatura (2010) e bacharelado (2011) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre nesta mesma área e instituição (2011-2013). Professor da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhena, lotado no Departamento de Administração. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Sociologia. Suas pesquisas permeiam as discussões sobre corpos, gêneros e sexualidades, tendo como foco as construções realizadas por drag queens, travestis e transexuais. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Gêneros, Discursos e Comunicação na Amazônia Ocidental (HIBISCUS-UNIR) e participa do Grupo de Estudos Pedagogias do Corpo (GEPECOS-UEM). Também sou membro do projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq e pelo INCRA, intitulado "Gênero, Comunicaçao e Juventude Rural no Território da Cidadania Cone Sul de Rondônia: empoderamento para/com as mulheres jovens assentadas da zona rural de Corumbiara"

Downloads

Publicado

2015-06-14

Como Citar

Pessoa, E. R. de A. (2015). A construção de corpos e feminilidades: travestis e transexuais para além da prostituição. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/214

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses