METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DA MATEMÁTICA

Autores

Resumo

O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa colaborativa numa turma mista de 13 alunos, oriundos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Química, Informática e Florestas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, no Campus de Ji-Paraná. A abordagem temática do estudo é de ordem qualitativa, tendo como metodologia a Pesquisa Ação utilizando como análise a Resolução de Problemas. Por essa razão nossa indagação inicial foi: Em que medida a Resolução de Problemas pode produzir conhecimentos significativos no Ensino da Matemática em alunos dos cursos técnicos integrados do campus do IFRO em Ji-Paraná? Os objetivos por sua vez são: Desenvolver uma metodologia de Ensino da Matemática baseada na Resolução de Problemas, aplicar a metodologia da pesquisa-ação e através de uma abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Engel (2000) e Onuchic (1999, 2004 e 2013), Polya (1978 e 1994) e Ponte (1994 e 2004) em Resolução de Problemas, Dante (1998 e 2013) e Valente (2005 e 2008) em Educação Matemática. Como instrumentos de coletas, utilizou-se a Resolução dos Problemas construídos pelos alunos, Diário de Campo do Pesquisador e Diário de Campo dos Pesquisados. Analisou-se durante cada etapa, itens como a compreensão, criticidade e sugestão apresentadas por eles, permitindo uma readaptação dos problemas, ajustando-os para as próximas atividades que seriam desenvolvidas. Durante a pesquisa houve um crescimento significativo na aprendizagem, demostrando maior interesse em resolver os Problemas, desenvolvimento em grupos de suas estratégias de resolução, comunicação e defesa de seus conceitos deixando propostas de melhorias nas formulações das atividades. Chegou-se ao fim da pesquisa, com compreensões e certezas de novas abordagens a serem exploradas nas aulas do dia a dia de nossa prática pedagógica, melhorando e contribuindo para o Ensino Aprendizagem do aluno.

Biografia do Autor

Gleison Guardia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Professor Pesquisador da Área de Ensino da Matemática e Matemática aplicada a Informática, Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2016), Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2005) e pela Faculdade de Rolim de Moura (2010), Licenciado pela Universidade Federal de Rondônia (2002). Professor da Rede Federal de Educação com passagem na Rede SESI e SENAI e também na Rede Estadual e Municipal de Educação

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes. As concepções dos alunos sobre Resoluções de Problemas ao utilizarem o computador no estudo de funções. 2007 Disponível em: <http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S1011-22512007000100007&script=sci_arttext> Acesso em: 24 jul. 2014.

BECKER, F. Epistemologia do professor de matemática. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2012.

BISOGNIN, Eleni; et al. Convergência de Sequências e Séries numéricas por meio da Resolução de Problemas. 2012. Disponível em: < http://www.sbembrasil.org.br/files/ix_enem/Relato.../RE13244833004T.doc> Acesso em: 24 jul. 2014.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília, D. F.: MEC/SEF, 1998.

D’AMBRÓSIO, Ubiratã. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo, Brasil: Ed. Ática, 1990

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1998.

DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações - 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.

DEMO, Pedro. Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira, 2012. 28p.

ENGEL, G. I. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, nº 16, p. 181-191, 2000. Disponível em:<http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_16/irineu_engel.pdf.> Acesso em: 03 Fev. 2014.

GROENWALD, Cláudia Lisete Oliveira; NUNES, Giovanni da Silva. Currículo de Matemática no Ensino Básico: A importância do desenvolvimento dos pensamentos de alto nível. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-24362007000100005> Acesso em: 24 jul. 2014.

KRULIK, Stephen e REIS, Robert E. A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução: Hygino H. Domingues, Olga Carbo. São Paulo: Atual, 1997.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação no pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 53-80.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação II. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira, 2012. 30p.

NACARATO, Aldair Mendes (org) e PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. A formação do professor que Ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autentica, 2006.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de Problemas. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Pesquisa em educação matemática. São Paulo: Editora da UNESP, 1999, p. 199-218.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. A Resolução de Problemas na Educação Matemática: Onde estamos? Para onde iremos? Espaço Pedagógico. V20, n. 1, Passo Fundo: 2013, p. 88-104.

ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (Org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 212-231.

POFFO, Elaine Maria. A Resolução de Problemas como metodologia de ensino: uma análise a partir das contribuições de Vygotsky. 2011. Disponível em: <http://www2.rc.unesp.br/gterp/?q=node/70> Acesso em: 24 jul. 2014.

POLYA, G. A. A arte de Resolver Problemas: Tradução: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

POLYA, G. A. A arte de Resolver Problemas: um novo enfoque do método matemático. Tradução: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1994.

PONTE, João Pedro. Matemática: Uma disciplina condenada ao insucesso? UNIVERSIDADE DE LISBOA 1994. Disponível em: Acesso em: 03 Dez. 2013.

PONTE, João Pedro. O ensino da Matemática em Portugal: Lições do passado, desafios do futuro. 2004. Disponível em: Acesso em: 24 jul. 2014.

POZO, Juan Ignacio e Outros. A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução: Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

PRETTO, Nelson de Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, vol. 24, nº 1. 2011, p. 115. Universidade de Minho, Braga, Portugual. Disponível em:< http://www.redalyc.org/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=37421276005> Acesso em: 27 set. 2014.

SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed., 1998.

SCHUBRING, G. O Primeiro movimento internacional de reforma curricular em matemática e o papel da Alemanha. In VALENTE, W. R. (org.) Euclides Roxo e a modernização do ensino de Matemática no Brasil. São Paulo, SP. SBEM. v. 1, 2003.

SIMON, I. e VIEIRA, M. O Rossio não rival. In: PRETTO, N. De L. e SILVEIRA: S. A. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder, Salvador: Edufba, 2008.

SMOLE, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez (org): Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia: Jogos de matemática do 1º ao 5º ano. Cadernos do Mathema – Ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Do Engenheiro ao Licenciado: Subsídios para a História da Profissionalização do Professor de Matemática no Brasil. Revista Diálogo Educacional, v. 5 n. 16 septiembre-diciembre, 2005, p. 1-20 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná, Brasil. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000234&pid=S0103-636X201200010000900037&lng=en> acesso em: 18, marc 2015.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Quem Somos nós, Professores de Matemática. Revista Cad. Cedes, Campinas, v. 28 n. 74 jan/abr 2008, p. 11-23 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n74a02.pdf> acesso em: 18, marc 2015.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Controvérsias sobre Educação Matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisas, n. 20 nov 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000300008> acesso em: 18, marc 2015.

VERÇOSA, Marília, et al.. Resolução de Problemas Matemáticos: Aproximações e distanciamentos nos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Disponível em: <http://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2009.1/resoluo%20de%20problemas%20matemticos%20aproximaes%20e%20distanciam.pdf> Acesso em: 24 jul.2014.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Downloads

Publicado

2019-01-26

Como Citar

Guardia, G. (2019). METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DA MATEMÁTICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1745

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)