ENSINANDO FILOSOFIA PARA ESTUDANTES DE LETRAS: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
RESUMO
Está espalhada pelas grades curriculares brasileiras dos cursos de graduação a disciplina “Introdução a Filosofia”. Contudo, esta disciplina é ofertada para discentes de áreas muito diferentes da Filosofia. O objetivo deste relato é mostrar como foi feita uma experiência pedagógica cujo mote foi dialogar com discentes externos ao curso de Filosofia no sentido de evitar “introduzi-los” ao universo filosófico - ao contrário – nosso norte foi estabelecer uma ponte naquilo que a Filosofia pôde lhes acrescentar à sua área acadêmica de origem. A metodologia consistiu em ler a obra Poética de Aristóteles como referência histórica de Teoria Literária para, em seguida, aplica-la como régua ao estudo do imortal Édipo Rei de Sófocles. O público-alvo desta experiência pedagógica foi uma turma de calouros do curso superior Letras-Inglês (2017) da Unifap – Campus Marco Zero. O resultado obtido foi um aprendizado interdisciplinar legítimo, como pontos de diferenças e semelhanças, sem redução ou sobreposição de conteúdos filosóficos ou literários. A conclusão é que os professores de Filosofia no ensino superior possuem muitas chances de construir laços positivos com discentes de diversas áreas, aumentando assim a eficiência pedagógica ínsita da profissão.
Palavras-chave: Filosofia; Ensino; Letras; Aristóteles; Sófocles.
Referências
GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Orgs.). Filosofia do ensino de Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. (Vol. VII).
ADAS, S. Propostas de trabalho e ensino de Filosofia: Especificidade das habilidades, eixos temático-históricos e transversalidade. São Paulo: Moderna, 2012.
RODRIGO, L.M. Filosofia em sala de aula: Teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (Coleção formação de professores).