A UTILIZAÇÃO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL COMO RECURSO ESTRATÉGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
A área de ciências naturais possui uma variedade de conteúdos e conceitos importantes, porém, enquanto disciplina escolar tem sido conduzida de forma desinteressante. Uma das sugestões pedagógicas está na utilização de propostas diferenciadas que motivem e despertem os alunos a aprender de forma significativa. Diante disso, os espaços não formais podem ser utilizados como estratégia para o ensino em ciências, sendo a ETA, considerada como um espaço não formal, podendo ser vinculado seu espaço como recurso didático para o ensino de ciências, permitindo a compreensão dos conteúdos envolvidos em tratamento de água e sua distribuição de forma objetiva. Este estudo teve como objetivo utilizar uma ETA como um espaço não formal institucional como recurso estratégico, a fim de demonstrar os processos de tratamento de água, corroborando a importância de se obter água potável devidamente tratada atendendo as perspectivas do PCN`s e LDB. O estudo foi realizado com a colaboração de 33 alunos voluntários de uma escola Estadual, onde foram convidados a conhecer a ETA do município em questão. Para realização deste estudo, foi utilizado o método quantitativo, aplicando um questionário de múltipla escolha antes e após a visita. A pesquisa demonstrou resultados significativos, concluindo-se então que a ETA pode ser considerada como espaço não formal institucional, uma vez que, pode ser utilizada como recurso estratégico para o ensino de ciências, apresentando resultados satisfatórios quanto ao conteúdo de tratamento de água, visto que uma grande porcentagem da amostra respondeu positivamente as questões propostas na pós-visita quando comparado ao questionário pré-visita.
Palavras-chave: Aula de campo; ensino teórico-prático; educação em ciências.
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