UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE ECOLOGIA ATRAVES DA METODOLOGIA ATIVA

Autores

  • LARISSA LAFUENTE Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI ULBRA
  • JOSEANE BESSA BARBOSA Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI ULBRA

Resumo

Uma ferramenta utilizada por muitos profissionais de ensino é o recurso didático, que pode ser definido como todos os materiais utilizados para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo. Entretanto, esses recursos nem sempre colocam o aluno como agente disseminador do conhecimento, ou seja, nem sempre os alunos iniciam o processo, mas simplesmente fazem parte do mesmo. As metodologias ativas veem para favorecer uma motivação autônoma, despertando a curiosidade, à medida que os alunos inserem a teoria e trazem elementos novos que ainda não foram apresentados em aula. Desta forma, este estudo tem como objetivo compilar diferentes técnicas que visam uma metodologia ativa, bem como apresentar conteúdos a serem ministrados e seus benefícios aos alunos. Através de revisão bibliográfica em artigos e periódicos, visitas a sites, bem como metodologias ativas já utilizadas em sala de aula no Curso de Ciências Biológicas (CEULJI-ULBRA). Foram selecionadas dez técnicas que podem contribuir para o ensino e aprendizagem de ecologia e áreas afins. Com a utilização de métodos ativos, a aprendizagem se torna mais eficaz e significativa ao aluno, quando comparado com métodos de ensino tradicional. Além disso, alunos que vivenciam esse método adquirem mais confiança em suas decisões, aprendem a se expressar melhor oralmente e por escrito, desenvolvendo habilidades na resolução de problemas, reforçando, desta forma, a autonomia no pensar e no agir.

Referências

LIMA, K.E.C; VASCONCELOS, S.D. Analise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ, Rio de Janeiro, v.14, n.52, p. 397-412, jul./set. 2006.

KRÜGER, V. Evolução das concepções de professores de Ciências e de Matemática sobre metodologia: Analise de um caso. III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IV ENPEC – ATAS. Atibaia: ABRAPEC, 2001.

MATOS, M.A.E. A Metodologia de Projetos, a aprendizagem significativa e Educação Ambiental na Escola. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, v.2 n.1, p. 22-29, abril, 2009.

FRISON, M.D; VIANNA, J; CHAVES, J.M; BERNARDI, F.N. Livro Didático como instrumento de apoio para a construção de propostas para o ensino de Ciências Naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências -VII ENPEC – ATAS. Florianópolis, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – CIENCIAS 1997. Brasília, 1997.

SILVA, M.A.S; SOARES, I.R; ALVES, F.C; SANTOS, M.N.B. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piaui. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - VII CONNEPI. Palmas, 2012.

CASTOLDI, R; POLINARSKI, C.A. A Utilização de Recursos Didáticos-Pedagógicos nas Motivação da Aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. In: I Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2009.

ROCHA, H.M; LEMOS, W.M. Metodologias Ativas: Do que estamos falando? Base conceitual e relato de pesquisa em andamento. In: IX Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Comunicação – SIMPED, 2014.

PEREIRA, R. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristovão-SE/Brasil, 20 a 22 de setembro de 2012.

BERBEL, N.A.N. Metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

MORTIMER, E.F. Uma agenda para a pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2(1)36-59, 2002.

FONSECA, G; CALDEIRA, A.M.A. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, vol. 1, nº 3, set./dez. 2008.

GIL, A.C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

BARBOSA, E.F; MOURA, D.G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v.39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.

ROSSETTO, E. S. Jogo das Organelas: o lúdico na Biologia para o Ensino Médio e Superior. Revista Iluminart do IFSP, Vol. 1 nº 4. Sertãozinho – Abril de 2010.

LORA, M.I; KONZEN, M.Q; SILVA, N; MOURA, A.C. Super Trunfo Arvores Brasileiras: Uma Experiência Pibidiana no Ensino de Botânica. In: Anais do SEPE – Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS. Vol. IV (2014) – Anais do IV SEPE e IV Jornada de Iniciação Cientifica.

CRUZ, S.C.S; CARVALHO, A.A. A. Produção de Vídeo com o Movie Maker: Um estudo sobre o envolvimento dos alunos de 9º ano na aprendizagem. In: SIIE’2007 – 14 – 16 Nov. 2007.

CAMPOS, L.M.L; BORTOLOTO, T.M; FELICIO, A.K.C. A produção de Jogos Didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem, 2002.

PEDROSO, C.V. Jogos Didáticos no ensino de Biologia: Uma proposta metodológica baseada em Modulo Didático. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 26 a 29 de outubro de 2009 – PUCPR.

RIBEIRO, L.C. A utilização de Jogos Didáticos na Educação Ambiental. Monografia em Ciências Biológicas Licenciatura. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte/MG, 2010.

JUNIOR, A.F.N; GONÇALVES, L.V. Oficina de Jogos Pedagógicos de ensino de ecologia e educação ambiental como estratégia de ensino na formação de professores. Revista Práxis, ano V, nº 9, junho de 2013.

STEFANI, A; NEVES, M.G. Lúdico em Ciências: Jogos educativos podem transformar o trabalho didático em diversão. Revista do Professor, Porto Alegre, 20 (79): 21-27, jul/set 2004.

SANTANA, E.M; REZENDE, D.B. O Uso de Jogos no ensino e aprendizagem de Química: Uma visão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). UFPR, 21 a 24 de julho de 2008, Curitiba/PR.

PARANHOS, M.L.R; FILHO, L.C.S; SANTOS, J.R; PARANHOS, M.C.R. O ensino de Ecologia através da (re) construção de Micro Ecossistemas Terrários: Um relato de experiência. In: IV Enebio e VIII Erebio Regional 3. Revista da SBEnBIO – Número 9, 2016.

SILVA, G.G.R; SILVA, A.M; JUNIOR, A.F.N. Uma sequência didática envolvendo a construção de um terrário no ensino de conceitos de ecologia. In: XI Fórum Ambiental da Alta Paulista, v.11, n. 4, 2015, pp. 79-88.

MARQUES, A.M.M. Utilização Pedagógica de Mapas Mentais e Mapas Conceptuais. (Dissertação) Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem. Universidade Aberta, 2008.

MENEZES, J.B.F; LIMA, L.A; COLAÇO, N.J.O; LIMA, R.A; CASIMIRO, T.C; PANTOJA, L.D.M; ARRUDA, J.N.F; PAIXÃO, G.C. Musicalizando a Biologia: A produção de bioparódias como recurso tecnopedagógico. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Salvador/BA, 30.11.2015 – 03.12.2015.

JUNIOR, C.O.S; SOUZA, A.C.S; MULULO, J.C.P; DANTAS, J; SANTOS, I.B; TÉRAN, A.F. As Paródias como Ferramenta de Sensibilização do tema Agua na Educação Ambiental. In: 5º SECAM – Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 21 a 23 de outubro de 2015.

MORÁN, J. Mudando a educação com Metodologias Ativas. Coleção Mídias Contemporâneas, Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

CAVALCANTE, J.S; SOUSA, E.P; GARCIA, N.R; BEZERRA, C.S; SILVA, K.R.C. A Fotografia como Ferramenta no Ensino de Ecologia. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa/PR, de 27 a 29 de novembro de 2014.

SILVEIRA, L.S; ALVES, J.V. O Uso da Fotografia na Educação Ambiental: Tecendo considerações. Revista: Pesquisas em Educação Ambiental, vol. 3, n. 2 – pp. 125-146, 2008.

BORGES, T.S; ALENCAR, G. Metodologias Ativas na promoção da formação crítica do estudante: O uso das Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica do estudante no Ensino Superior. Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, nº04, p. 119-143.

FOLQUE, M.A. A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa, Escola Moderna, 5ª série(5), 5-12. 5,5-12, 1999.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

LAFUENTE, L., & BARBOSA, J. B. (2017). UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE ECOLOGIA ATRAVES DA METODOLOGIA ATIVA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1269

Edição

Seção

Artigos de Revisão