ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE IGARAPÉS NA REGIÃO DO ALTO JURUÁ
Resumo
São muitos os igarapés que desaguam no rio Juruá, localizado no município de Cruzeiro do Sul-AC. Devido ao crescimento da cidade é preciso dar atenção à qualidade da água desses igarapés, a partir do conhecimento de aspectos físico-químicos e bacteriológicos do efluente. Os parâmetros, como: turbidez, coloração, presença de íons hipoclorito e coliformes fecais e totais dizem muito sobre a qualidade da água. Realizou-se algumas análises físico-química e bacteriológica das águas dos igarapés que desaguam no rio Juruá. Coletou-se amostras de água de três igarapés: Canela Fina, Igarapé Preto e Boulevard Traumaturgo. Em seguida, as amostras foram levadas para o laboratório do Departamento Estadual De Água e Saneamento (DEPASA), onde determinou-se a turbidez, a coloração, a presença de íons hipoclorito e coliformes fecais e totais. Os valores da coloração e da turbidez ficaram acima do permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente(CONAMA) como ideal para o consumo humano e sobrevivência da fauna e da flora. Não foi detectado a presença de íons hipoclorito em nenhum dos igarapés. As amostras de água do três igarapés apresentou coliformes fecais e totais. Verificou-se que a qualidade das águas dos igarapés analisados está comprometida, contribuindo na contaminação do rio Juruá.
Referências
MARTINS, D.; BIGOTTO, F.; VITIELLO, M. Geografia: Sociedade e cotidiano. São Paulo: Escala educacional. 1. ed.v. 1, 2010.
APARECIDA, G. Estudando a poluição das águas. Disponível em <http://local.artigosinformativos.com.br/Estudando_a_poluicao_das_aguas_Manaus_Amazonasr1218009-Manaus_AM.html>: Acesso em: 06 de nov. de 2015.
CHAVES, E. V.; ROCHA, A. K. S.; LADISLAU, M.T.F. Avaliação da Qualidade da Água do Igarapé do Educandos Localizado na Cidade Manaus. Disponível em: < http://www.connepi.ifba.edu.br/viiiconnepi/wp-content/uploads/2013/11/LISTA-Artigos-publicados-CONNEPI.pdf >. Acesso em: 10 de nov. de 2015.
HORBE, A. M. C.; OLIVEIRA, L. G. S. Química de igarapés de água preta do nordeste do Amazonas – Brasil. Acta Amazonica. vol. 38. n. 4, p. 753 – 760, 2008