ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE IGARAPÉS NA REGIÃO DO ALTO JURUÁ

Autores

  • Hiale Yane Silva Souza UFAC
  • Marcelo Ramon Silva Nunes IFAC

Resumo

São muitos os igarapés que desaguam no rio Juruá, localizado no município de Cruzeiro do Sul-AC. Devido ao crescimento da cidade é preciso dar atenção à qualidade da água desses igarapés, a partir do conhecimento de aspectos físico-químicos e bacteriológicos do efluente. Os parâmetros, como: turbidez, coloração, presença de íons hipoclorito e coliformes fecais e totais dizem muito sobre a qualidade da água.  Realizou-se algumas análises físico-química e bacteriológica das águas dos igarapés que desaguam no rio Juruá. Coletou-se amostras de água de três igarapés: Canela Fina, Igarapé Preto e Boulevard Traumaturgo. Em seguida, as amostras foram levadas para o laboratório do  Departamento Estadual De Água e Saneamento (DEPASA), onde determinou-se a turbidez, a coloração, a presença de íons hipoclorito e coliformes fecais e totais. Os valores da coloração e da turbidez ficaram acima do permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente(CONAMA) como ideal para o consumo humano e sobrevivência da fauna e da flora. Não foi detectado a presença de íons hipoclorito em nenhum dos igarapés. As amostras de água do três igarapés apresentou coliformes fecais e totais. Verificou-se que a qualidade das águas dos igarapés analisados está comprometida, contribuindo na contaminação do rio Juruá.

Biografia do Autor

Hiale Yane Silva Souza, UFAC

Licenciada e Mestra em Química. Docente da UFAC

Marcelo Ramon Silva Nunes, IFAC

Licenciado em Química. Docente da IFAC

Referências

MARTINS, D.; BIGOTTO, F.; VITIELLO, M. Geografia: Sociedade e cotidiano. São Paulo: Escala educacional. 1. ed.v. 1, 2010.

APARECIDA, G. Estudando a poluição das águas. Disponível em <http://local.artigosinformativos.com.br/Estudando_a_poluicao_das_aguas_Manaus_Amazonasr1218009-Manaus_AM.html>: Acesso em: 06 de nov. de 2015.

CHAVES, E. V.; ROCHA, A. K. S.; LADISLAU, M.T.F. Avaliação da Qualidade da Água do Igarapé do Educandos Localizado na Cidade Manaus. Disponível em: < http://www.connepi.ifba.edu.br/viiiconnepi/wp-content/uploads/2013/11/LISTA-Artigos-publicados-CONNEPI.pdf >. Acesso em: 10 de nov. de 2015.

HORBE, A. M. C.; OLIVEIRA, L. G. S. Química de igarapés de água preta do nordeste do Amazonas – Brasil. Acta Amazonica. vol. 38. n. 4, p. 753 – 760, 2008

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Souza, H. Y. S., & Silva Nunes, M. R. (2017). ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE IGARAPÉS NA REGIÃO DO ALTO JURUÁ. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1097

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas