A PRÁTICA DOCENTE E O DESVIO DE FUNÇÃO

Autores

Resumo

A falta de formação específica de várias áreas da educação tornou-se comum em nosso país, acarretando assim a disfunção de docentes em várias instituições, tornando um grande obstáculo a ser superado. Este trabalho buscou trazer esta preocupante situação que afeta as escolas da rede Estadual de Ensino da cidade de Ouro Preto do Oeste, Rondônia. Com isso, este estudo teve como objetivo evidenciar a discussão sobre um dos grandes problemas nas escolas brasileiras, que é o desvio de função na categoria profissional/professor. Seria este um problema que afeta diretamente na aprendizagem dos alunos? Com a utilização de questionários foi possível observamos de forma quantitativa que a resposta para essa pergunta foge do esperado, pois o questionário direcionado aos alunos demonstrou que os mesmos não apresentaram dificuldades acentuadas. Uma vez que nas questões relacionadas aos conceitos básicos destas disciplinas, cerca de 69% responderam corretamente, e 31% responderam de forma incorreta. O que demonstra que apesar do desvio de função estar presente, a maior parte dos alunos souberam responder de forma correta questões básicas dos conteúdos de Matemática, Biologia, Química e Física, mostrando assim o esforço dos professores em buscar novas estratégias de ensino, elaborando metodologias adequadas para atender as necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Porém, resultados a respeito da influência do desvio de função no ensino são escassos, e, portanto fazem-se necessárias novas abordagens a este respeito. 

Biografia do Autor

Odete Sossai

Odete Sossai,acadêmica de Ciências Biológicas Licenciatura no Centro Universitário Luterano de Ji-paraná CEULJI/ULBRA.

 

Joseane Bessa Barbosa

Biológa, Mestre em Botânica, Docente dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas do Centro Universitário Luterano de Ji-paraná CEULJI/ULBRA.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Sossai, O., & Barbosa, J. B. (2017). A PRÁTICA DOCENTE E O DESVIO DE FUNÇÃO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1085

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas