O “HOMEM (DO) DIREITO”: UMA ANÁLISE DO EGOÍSMO E DO INTERESSE ECONÔMICO COMO RAZÕES DE SER DA CIÊNCIA JURÍDICA

Autores

Resumo

O trabalho, de um modo geral, é um plexo de reflexões filosóficas sobre, a nosso ver, serem o egoísmo humano e o interesse econômico do homem, em quase tudo o que faz, umas das principais razões de ser de nosso atual Direito, nossa “Ciência Jurídica”. Para galgar as reflexões havidas percorremos o caminho da análise de temas como noções básicas de Direito, positivismo, egoísmo (na psicologia, na filosofia e no Direito), dinheiro (como bem e como status social) entre outros, sendo todas as abordagens intentadas em foco crítico ao capitalismo. Nossa metodologia é a exploração bibliográfica revisional, aplicada sob o plasma dos métodos dedutivo e dialético. Como problemática central, partimos da análise do comportamento das, ao nosso olhar, duas tipologias sociais básicas de homem existentes atualmente: “Homem Direito” e “Homem do Direito”. Aquele é o homem comum que segue às leis e este é o profissional do Direito. As conclusões indicam que esses dois homens, por meio de seus egoísmo e interesse econômico hipócritas e putrefatos, constituem o baldrame do Direito no século XXI. Esse Direito que é egoísta, que prega o individualismo exacerbado, que enaltece a ridícula meritocracia, que transforma pessoas em “partes” de uma engrenagem (o Poder Judiciário); que convola seres humanos em objetos do “grande” capital, precificando a vida, a honra, o meio ambiente, com multas, fianças e outras perversidades. Que se utiliza de ideologias para mascarar as coisas/verdades e sancionar, perseguir, humilhar e explorar (apenas) negros, indígenas, homossexuais, brancos pobres, mulheres entre outros. 

Biografia do Autor

Tayson Ribeiro TELES, Universidade Federal do Acre, UFAC

Mestre em Linguagem e Indetidade (Cultura e Sociedade) pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2016), com dissertação no campo da análise do discurso político-jurídico brasileiro, e Bacharel em Direito pela mesma instituição (2017). Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais (2016). Graduado em Finanças pela Faculdade UniSEB, de Ribeirão Preto - SP (2013). Servidor Público Federal desde 2012. Membro dos Grupos de Pesquisa "História e religiões: Estudos das devoções populares na Amazônia sul ocidental" e "História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória", ambos da UFAC/CNPq.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

TELES, T. R. (2017). O “HOMEM (DO) DIREITO”: UMA ANÁLISE DO EGOÍSMO E DO INTERESSE ECONÔMICO COMO RAZÕES DE SER DA CIÊNCIA JURÍDICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1077

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses