O ZONEAMENTO ESCOLAR NA CIDADE DE RIO BRANCO: INDICADORES EDUCACIONAIS E DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS

Autores

  • Lucilene Ferreira de Almeida Ufac - Docente

Resumo

Apresentamos a análise realizada sobre o Zoneamento Escolar em Rio Branco, capital do estado do Acre, articulando o desempenho educacional com o contexto socioespacial, que caracteriza os bairros ou regionais da cidade. O objetivo é identificar e relacionar o contexto espacial intra e extraescolar e os resultados educacionais de cada zoneamento. O texto apresenta uma das etapas de uma pesquisa maior, com articulação entre sociologia da educação, geografia e educação. Os resultados foram construídos a partir: da caracterização geral dos zoneamentos escolares, no contexto da cidade; coleta, tratamento de dados e análise de indicadores educacionais por zoneamento; análise do desempenho educacional e relação com as características socioespaciais. Entre os indicadores educacionais, trabalhamos com: Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Seape/AC (Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem), Indicador de Nível Socioeconômico (Inse), Indicador de Adequação da Formação Docente da Educação Básica e Índice de Condições Materiais das Escolas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os melhores desempenhos estão no zoneamento onde há maior concentração de bens e serviços, infraestrutura urbana e melhores rendas, reforçando a hipótese que escolas localizadas em áreas mais privilegiadas da cidade, cujos alunos possuem melhores condições socioeconômicas, tendem a ter melhores desempenhos educacionais. 

Biografia do Autor

Lucilene Ferreira de Almeida, Ufac - Docente

Docente no Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ Universidade Federal do Acre. Doutora em Educação, na área de Políticas Educacionais, pela UFPR; Mestre em Geografia, área de Produção do Espaço, pela Unesp; Graduada em Geografia, pela Ufac.

Deswnvolve pesquisa na área de Ensino de Geografia, Políticas Educacionais e Geografia Humana.

Referências

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Almeida, L. F. de. (2017). O ZONEAMENTO ESCOLAR NA CIDADE DE RIO BRANCO: INDICADORES EDUCACIONAIS E DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1076

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar