O PRIMEIRO CICLO DA BORRACHA NO ACRE: DA FORMAÇÃO DOS SERINGAIS AO GRANDE COLAPSO

Autores

  • Carlos José Farias Pontes UFAC - CAP

Resumo

O presente artigo aborda o período histórico amazônico denominado Primeiro Ciclo da Borracha (1880-1920), como os fatores econômicos responsáveis pela procura das terras da região acreanas, uma vez que a terra era ainda inexplorada e havia grande quantidade de hevea brasiliensis; os primeiros desbravadores da região, que viam na imensidão de selva possibilidades de riqueza; a mão de obra utilizada, culminado na grande oferta proporcionada pela migração nordestina, onde a seca e a miséria proporcionou a expulsão de milhares de sertanejos; a vida nos seringais, desde a chegada até o trabalho no corte e a tentativa ilusória de enriquecimento; a relação trabalhista entre seringalistas e seringueiros, sobretudo o trabalho árduo comas regras estabelecidas pelo sistema de aviamento; a infraestrutura dos seringais; a Belle Époque amazônica, a produção de borracha nos seringais do Oriente e o declínio do Primeiro Ciclo da Borracha no Acre.

Biografia do Autor

Carlos José Farias Pontes, UFAC - CAP

Professor de História do Colégio de Aplicção (CAP)da Universidade Federal do Acre (UFAC)

Referências

CALIXTO, Valdir de Oliveira. Plácido de Castro e construção da ordem no Aquiri. FEM. Acre, 2003.

TOCANTINS, Leandro. Formação histórica do Acre. Governo do Estado do Acre. Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 1979.

BEZERRA, Maria José. Invenções do Acre – de Território a Estado – um olhar social... São Paulo. USP. 2005.

SANTOS, Roberto Araújo de Oliveira. História econômica da Amazônia: 1880-1920. São Paulo: T. A. Queiroz. 1980.

RANZI, Cleusa Maria Damo. Raízes do Acre. Rio Branco, AC: EDUFAC, 2008.

BUENO, Ricardo. Borracha na Amazônia: as cicatrizes de um ciclo fugaz e o início da industrialização. Porto Alegre: Quattro Projetos, 2012.

GODOY, PRT., org. História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

SOUZA, Carlos Alberto Alves. História do Acre.

COSTA, J. Craveiro. A conquista do deserto ocidental. São Paulo: Nacional, 1940.

SILVA, Mauro César Rocha da. Razões da sustentabilidade do Governo da Floresta: uma releitura dos aspectos políticos e econômicos do desenvolvimento do Estado do Acre. Rio de Janeiro, ICHS/CPDA/UFRRJ, 2011.

SOARES, Karol Gillet. As formas de morar na Belém da Belle Époque (1870-1910). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pará, Instituto de filosofia e Ciências Humanas, programa de Pós-graduação em História Social d amazônia. Belém, 2008.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Pontes, C. J. F. (2014). O PRIMEIRO CICLO DA BORRACHA NO ACRE: DA FORMAÇÃO DOS SERINGAIS AO GRANDE COLAPSO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/100