“DIÁLOGOS ENTRE CURRÍCULO (s) E PROCESSOS FORMATIVOS”

2019-12-26

Convidamos para submissão de artigos para composição do Dossiê temático: “DIÁLOGOS ENTRE CURRÍCULO (s) E PROCESSOS FORMATIVOS” - a ser publicado no segundo semestre de 2020 - SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL periódico de publicação digital, gratuito e quadrimestral organizado por docentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre, Rio Branco-AC, Brasil, e em colaboração com docentes de outras instituições de ensino espalhadas pelo mundo.

O (s) currículo (s) e os processos formativos, em uma perspectiva crítico-reflexiva e transformadora, devem ser instrumentos (processos públicos, políticos e democráticos), essencialmente, para o desenvolvimento e a formação humana, e, por isso, práxis - instrumentos de intervenção política no contexto social contemporâneo. Entretanto, precisamos (re) pensar, urgentemente, a nossa responsabilidade social-política-científica com a defesa e a construção do (s) currículo (s) e dos processos formativos, na Educação Básica, nas diversas modalidades e na formação de professores, com e para a Vida. Não podemos deixar de reconhecer que (s) currículo (s) e processos formativos, essencialmente, críticos-pedagógicos inquietam os legisladores-administradores, os embaraçam e os impacientam, haja vista não dialogar com uma perspectiva aligeirada e mecânica de educação.

Assim, este dossiê, coordenado pelo Prof. Dr. Osmar Hélio Araújo (Unifesspa); Prof. Emerson Medeiros (UFERSA) e pelo Prof. Dr. Elcimar Simão Martins (UNILAB), volta-se para o(s) Currículo (s), considerando, sobretudo, as teorias críticas do currículo, e os Processos Formativos na Educação Básica, nas diversas modalidades e formação de professores, e visa contribuir para a produção do conhecimento capaz de responder aos desafios colocados para a formação de cidadãos e profissionais de educação críticos e capazes de construir um mundo melhor.

Este dossiê firma-se em duas frentes: 1) diálogos entre Currículo (s) e os Processos Formativos na Educação Básica e nas diversas modalidades de ensino; 2) diálogos entre Currículo (s) e formação de professores.

ATENÇÃO: (AUTORES)
Prazo do envio dos ARTIGOS COMPLETOS: 31/07/2020.
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