O DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PARA ALÉM DO “JURIDIQUÊS”

Autores

  • Ícaro Melo dos Santos Universidade Federal de Goiás - UFG

Palavras-chave:

Direito Antidiscriminatório, Relações Raciais, Direitos Humanos, EPT

Resumo

A proposta deste artigo é discutir e propor a inserção do direito antidiscriminatório como parte dos estudos obrigatórios na educação básica brasileira, especialmente, nos cursos de educação profissional e tecnológica brasileira. Nesse sentido, buscou-se compreender a maneira pela qual o direito antidiscriminatório pode subsidiar o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas inclusivas para a formação de discentes que exerçam a criticidade para a atuação no mercado de trabalho. A partir disso, compreendeu-se que a intersecção epistemológica e de práxis entre o direito antidiscriminatório e as práticas pedagógicas inclusivas é um caminho para transformação da formação discente.  

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Biografia do Autor

Ícaro Melo dos Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG

Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (PPGIDH/UFG). Mestre em Direito e Políticas Públicas pela UFG. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Discente de Graduação em Letras Português na Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Santos, Ícaro M. dos. (2025). O DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PARA ALÉM DO “JURIDIQUÊS”. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(4), 128–143. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8365

Edição

Seção

ARTIGOS