APONTAMENTOS ACERCA DA ATUAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO MOVIMENTO NEGRO PARA A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Palavras-chave:
Educação Antirracista, Movimento Negro, Contra-Hegemonia, EscolaResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre a atuação político-pedagógica do movimento negro para a constituição da educação antirracista. Partindo da pesquisa bibliográfica, compreendemos que o movimento negro tem historicamente atuado enquanto sistematizador e produtor de saberes contra-hegemônicos negros, sendo agente pedagógico por essência ao reeducar a sociedade. A discussão aqui levantada torna-se essencial para que possamos evidenciar e reconhecer a atuação nos movimentos sociais, em específico o movimento negro, na luta por uma sociedade verdadeiramente equânime, e, dessa forma, não caiamos num esvaziamento legislativo ao perceber a educação antirracista unilateralmente a partir dos instrumentos legislativos que a institucionalizam. Nesse contexto, para destacar a educação antirracista enquanto necessidade social por transformações baseadas na ruptura com o racismo e tendo por base a atuação do movimento negro, recorremos a algumas teóricas e alguns teóricos, tais como Gomes (2010; 2017), Arroyo (2003; 2014), Munanga (2020), Pereira (2011), dentre outras e outros. Diante do percurso do estudo, compreendemos que a educação antirracista não pode ser dissociada da atuação contra-hegemônica do movimento negro, uma vez que as bases epistemológicas que sustentam a práxis por um perfil educacional comprometido com a luta negra por transformações sociais, que culminaram por exemplo, na promulgação da Lei nº 10.639/2003, têm na materialidade das vivências das populações negras o combustível de intervenção.
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