APONTAMENTOS ACERCA DA ATUAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO MOVIMENTO NEGRO PARA A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Fausto Ricardo Silva Sousa Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL
  • Tatiara Barbosa Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Suzana Rossi Pereira Chaves de Freitas

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Movimento Negro, Contra-Hegemonia, Escola

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre a atuação político-pedagógica do movimento negro para a constituição da educação antirracista. Partindo da pesquisa bibliográfica, compreendemos que o movimento negro tem historicamente atuado enquanto sistematizador e produtor de saberes contra-hegemônicos negros, sendo agente pedagógico por essência ao reeducar a sociedade. A discussão aqui levantada torna-se essencial para que possamos evidenciar e reconhecer a atuação nos movimentos sociais, em específico o movimento negro, na luta por uma sociedade verdadeiramente equânime, e, dessa forma, não caiamos num esvaziamento legislativo ao perceber a educação antirracista unilateralmente a partir dos instrumentos legislativos que a institucionalizam. Nesse contexto, para destacar a educação antirracista enquanto necessidade social por transformações baseadas na ruptura com o racismo e tendo por base a atuação do movimento negro, recorremos a algumas teóricas e alguns teóricos, tais como Gomes (2010; 2017), Arroyo (2003; 2014), Munanga (2020), Pereira (2011), dentre outras e outros. Diante do percurso do estudo, compreendemos que a educação antirracista não pode ser dissociada da atuação contra-hegemônica do movimento negro, uma vez que as bases epistemológicas que sustentam a práxis por um perfil educacional comprometido com a luta negra por transformações sociais, que culminaram por exemplo, na promulgação da Lei nº 10.639/2003, têm na materialidade das vivências das populações negras o combustível de intervenção.

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Biografia do Autor

Fausto Ricardo Silva Sousa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Mestre em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE/UFMA), especialista em História e Cultura Afro-Brasileiras (UNIASSELVI), graduado em Pedagogia (FACIMP) e em Ciências Humanas/Socialogia (UFMA). Professor concursado da rede pública municipal em Açailândia/MA e professor seletivado na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus de Açailândia. Pesquisador junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Literatura, Linguística e Humanidades - LLEHUT.

Tatiara Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - PPGLLIT/UFNT (2023), câmpus Araguaína, sendo membra da linha de pesquisa Ensino de Literatura e Letramento Literário. Mestra em Educação e Práticas Educativas pela Universidade Federal do Maranhão - PPGEDE/UFMA (2022), câmpus Imperatriz, atuando na linha de pesquisa Pluralidade, Interculturalidade e Práticas Educativas Interdisciplinares.  Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2008), com ênfase em Português e Literatura. 

Suzana Rossi Pereira Chaves de Freitas

Mestra em Educação e Práticas Educativas - PPGEPE/UFMA. Graduada em Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Especialista em metodologia do ensino de geografia e história, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Participante do Grupo de pesquisa e extensão em educação popular - GEPEEP. Membra do Grupo de estudos e pesquisa Memórias e trajetórias das religiões - MensMeminí. 

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Sousa, F. R. S., Barbosa, T., & Freitas, S. R. P. C. de. (2025). APONTAMENTOS ACERCA DA ATUAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO MOVIMENTO NEGRO PARA A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(4), 83–94. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8355

Edição

Seção

ARTIGOS