REFLETINDO ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO INTERIOR PAULISTA

Autores

  • Eva Aparecida da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp
  • Deise de Souza França Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp
  • Gustavo dos Santos Carvalho de Jesus Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Palavras-chave:

Formação de professores; Lei 10639/03; educação étnicorracial

Resumo

Neste artigo, apresentamos as ações de formação de professores/as desenvolvidas em duas escolas da rede estadual paulista, num município do interior de São Paulos, dando destaque aos temas abordados, às metodologias, aos recursos didáticos utilizados e às percepções acerca dos resultados, colocando em debate, portanto, a formação continuada de professores para a implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura da África e Afro-brasileira, como proposta para uma educação étnicorracial, antirracista e afrocentrada.

 

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Biografia do Autor

Eva Aparecida da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Professora Assistente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Unesp.

Deise de Souza França, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Discente de Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Membro do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão - NUPE; bolsista FAPESP

Gustavo dos Santos Carvalho de Jesus, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Discente de Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Membro do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão; bolsista FAPESP 

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Silva, E. A. da, França, D. de S., & Jesus, G. dos S. C. de. (2025). REFLETINDO ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO INTERIOR PAULISTA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(4), 65–82. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8354

Edição

Seção

ARTIGOS