AÇÕES AFIRMATIVAS PARA POVOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA LEGAL
UM BALANÇO SOBRE AS TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS PELAS PÓS-GRADUAÇÕES
Palavras-chave:
Ações Afirmativas, Povos Indígenas, Ensino Superior, Amazônia, Políticas PúblicasResumo
As ações afirmativas constituem um dos eixos mais importantes da universidade no contexto contemporâneo, uma vez que esta passa por constantes questionamentos acerca do caráter ao qual deve servir. Essa disputa é realizada, também, pelos movimentos sociais brasileiros, os quais foram responsáveis por provocar a implementação de cotas ainda no final do século XX. Dentre essas muitas personagens, os povos indígenas são protagonistas no que se refere à contraposição à normatividade acadêmica, ao provocar novas epistemologias como outras formas de compor teorias a serem discutidas dentro das universidades. A partir desse contexto, dão-se políticas públicas que garantiram o ingresso diferenciado em diversas instituições de ensino superior para os povos indígenas ao longo do século XXI, no entanto carecem de pesquisas sobre o andamento dessas iniciativas institucionais. Dessa maneira, essa pesquisa, em caráter inicial, propõe realizar levantamento bibliográfico acerca do que as pós-graduações da Amazônia Legal produziram até este momento sobre ações afirmativas para povos indígenas. Para tanto, utilizamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com as seguintes palavras-chave: “povos indígenas”, “ensino superior” e “ações afirmativas”. Foram encontradas 24 dissertações e 06 teses que se encaixaram no objetivo. De maneira criteriosa, selecionamos as obras que buscam um olhar que privilegie o contexto amazônico nas análises, o que reduziu para 08 dissertações e 01 tese. Dessa forma, foi possível observar a insuficiência de trabalhos que se dediquem a discutir sobre a temática das ações afirmativas no contexto amazônico, bem como o reflexo das ações tardias das universidades da região Norte – uma vez que foram as últimas a implementarem cotas antes da Lei Federal n. 12.711/2012.
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