ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS INFÂNCIAS

PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Joselene Ferreira Mota Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Iguatemi Santos Rangel Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Rosineide Cristina de Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação docente, Infâncias, Educação antirracista

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as práticas docentes nos estágios supervisionados dos cursos e Educação Física, da Universidade Federal do Espírito Santo, da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Educação Infantil e Séries Iniciais, tendo como questão problematizadora: como os temas relacionados às questões étnico-raciais, na perspectiva de uma Educação Antirracista, se apresentam nos planos de ensino e/ou trabalho do Estágio Supervisionado? A metodologia do estudo adotou a perspectiva da pesquisa documental, devido ao caráter das fontes de dados para análise, os planos de ensino e os elementos que constituem a organização do trabalho pedagógico, objetivo, conteúdo, método e avaliação, do componente curricular Estágio Supervisionado. O estudo/análise se justifica por considerarmos o Estágio Supervisionado um momento de indução profissional, capaz de desenvolver potencialidades para identificar práticas de discriminação racial e racismo, a segurança de intervir com práticas e domínio do repertório político-pedagógico e conduzir os estudantes à superação destas práticas discriminatórias. A sustentação teórica se deu a partir de Pimenta e Lima (2012), Araújo (2015), Bell Hooks (2022), Kilomba (2019), Nascimento (2018), entre outra(o)s. Conclui-se que, de modo geral, os planos analisados não apresentaram textualmente elementos alinhados a uma Educação Antirracista, ainda que tenham dimensões em potencial para o desenvolvimento do debate, sobretudo a partir das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, dados que nos impõem a repensarmos os elementos que compõem os planos de ensino.

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Biografia do Autor

Joselene Ferreira Mota, Universidade Federal do Pará - UFPA

 Professora na Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Geografia pela UFPA. Mestra em Educação e Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Iguatemi Santos Rangel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor e Mestre em Educação e Graduado em Educação Física pela UFES.

Rosineide Cristina de Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (PPGED/UERJ). Mestra em Educação e Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2025-05-25

Como Citar

Mota, J. F., Rangel, I. S., & Freitas, R. C. de. (2025). ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS INFÂNCIAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(3), 210–226. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8343