CULTURA AFROBRASILEIRA E LETRAMENTO RACIAL

PROMOVENDO A DIVERSIDADE NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Angelina Moreno Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp
  • Patricia Aparecida Fernandes E.E. Narcísio da Silva César

Palavras-chave:

educação étnico-racial, letramento racial, formação docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisa do projeto “Cultura afro-brasileira e letramento racial: descobrindo a diversidade na escola”, realizado na Escola Estadual Bento de Abreu, em Araraquara, São Paulo, e que envolveu estudantes do ensino fundamental e médio. A iniciativa visou o letramento racial por meio da sociologia e da prática artística com aquarelas, alinhando-se à Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana (Gomes, Petronilha, 2007). Inserido no contexto de um projeto maior intitulado “Educação Étnico-Racial na implementação da BNCC”, este estudo teve como objetivo investigar como a temática étnico-racial é abordada na escola, bem como os desafios enfrentados por professores e gestores na implementação de práticas pedagógicas inclusivas (Nogueira, 2019). Por meio de metodologias de pesquisa-ação e história oral, o projeto mapeou práticas educativas que demonstraram a relevância da educação étnico-racial para o fortalecimento da autoestima de alunos negros, a convivência multicultural e o enfrentamento do racismo institucional (Gatti, 2014). Entre as atividades desenvolvidas, os estudantes produziram obras em aquarelas que culminaram em uma exposição artística, promovendo o engajamento da comunidade escolar e incentivando reflexões sobre diversidade e inclusão. Os resultados evidenciaram não apenas o impacto positivo dessas práticas no ambiente escolar, mas também a necessidade urgente de formação continuada para professores e ações de sensibilização de toda a comunidade escolar. Dessa forma, o projeto contribuiu para um avanço significativo no entendimento e aplicação da educação étnico-racial, reforçando seu papel essencial na promoção de um ambiente educacional mais equitativo e plural.

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Biografia do Autor

Angelina Moreno, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Mestra e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Patricia Aparecida Fernandes, E.E. Narcísio da Silva César

Professora da Educação Básica na Escola Estadual Narcísio da Silva César. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales (Unijales) e em Artes Visuais pela Faculdade de Educação de São Luís (FESL). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva pelo Instituto de Ensino São Francisco (IESF). Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac).

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Moreno, A., & Fernandes, P. A. (2025). CULTURA AFROBRASILEIRA E LETRAMENTO RACIAL: PROMOVENDO A DIVERSIDADE NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(4), 20–31. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8340

Edição

Seção

ARTIGOS