CULTURA AFROBRASILEIRA E LETRAMENTO RACIAL
PROMOVENDO A DIVERSIDADE NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
educação étnico-racial, letramento racial, formação docenteResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisa do projeto “Cultura afro-brasileira e letramento racial: descobrindo a diversidade na escola”, realizado na Escola Estadual Bento de Abreu, em Araraquara, São Paulo, e que envolveu estudantes do ensino fundamental e médio. A iniciativa visou o letramento racial por meio da sociologia e da prática artística com aquarelas, alinhando-se à Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana (Gomes, Petronilha, 2007). Inserido no contexto de um projeto maior intitulado “Educação Étnico-Racial na implementação da BNCC”, este estudo teve como objetivo investigar como a temática étnico-racial é abordada na escola, bem como os desafios enfrentados por professores e gestores na implementação de práticas pedagógicas inclusivas (Nogueira, 2019). Por meio de metodologias de pesquisa-ação e história oral, o projeto mapeou práticas educativas que demonstraram a relevância da educação étnico-racial para o fortalecimento da autoestima de alunos negros, a convivência multicultural e o enfrentamento do racismo institucional (Gatti, 2014). Entre as atividades desenvolvidas, os estudantes produziram obras em aquarelas que culminaram em uma exposição artística, promovendo o engajamento da comunidade escolar e incentivando reflexões sobre diversidade e inclusão. Os resultados evidenciaram não apenas o impacto positivo dessas práticas no ambiente escolar, mas também a necessidade urgente de formação continuada para professores e ações de sensibilização de toda a comunidade escolar. Dessa forma, o projeto contribuiu para um avanço significativo no entendimento e aplicação da educação étnico-racial, reforçando seu papel essencial na promoção de um ambiente educacional mais equitativo e plural.
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Referências
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