A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR

DEBATE SOBRE A EFETIVAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N° 10.639 DE 2003

Autores

  • Jaqueline Figueredo Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Elisangela de Oliveira Inácio Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Kaylana Beatriz de Araujo Nobrega Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Ensino Superior., Relações étnico-raciais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)

Resumo

Este estudo versa sobre a discussão da importância da implementação e efetivação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no que tange a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e africana, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Nosso artigo tem como objetivo investigar sobre o processo de implantação de componentes curriculares voltados para o processo de ensino das relações étnico-raciais que promovam uma educação antirracista, com base nas diretrizes curriculares revisadas após a promulgação da Lei n° 10.639 de 2003, documentadas nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de graduação em uma universidade pública. O embasamento teórico concentra-se em autores e autoras negras, tais como, Lélia Gonzalez (1982), Clóvis Moura (1994), Sérgio Guimarães (1999), Tânia Müller e Lourenço Cardoso (2017) entre outros que dialogam com a temática. Metodologicamente, esta pesquisa trata-se de uma revisão de literatura para a apreensão e discussão do tema, utiliza-se também da pesquisa documental para obtenção dos dados. Os resultados sugerem que para a construção de uma educação antirracista é necessário de antemão o compromisso do Estado e que a universidade pública possui um papel crucial para o adensamento da educação antirracista e a promoção da equidade.

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Biografia do Autor

Jaqueline Figueredo Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (PPGSS/UFPB). Graduada em Serviço Social pela UFPB. Especialista em Serviço Social e Saúde mental e Instrumentalidade em Serviço Social pela Instituto Facuminas (Facuminas).

Elisangela de Oliveira Inácio, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora Associada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra e Graduada em Serviço Social pela UFPB. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emília Rodat (EESER).

Kaylana Beatriz de Araujo Nobrega, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Discente de Graduação em Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Administração no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Silva, J. F., Inácio, E. de O., & Nobrega, K. B. de A. (2025). A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR: DEBATE SOBRE A EFETIVAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N° 10.639 DE 2003. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(4), 144–157. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8330

Edição

Seção

ARTIGOS