A PAISAGEM DE MAQUEZE E SUAS INFLUÊNCIAS NOS CASAMENTOS PREMATURO E NO FRACASSO ESCOLAR DAS RAPARIGAS DA ESCOLA SECUNDÁRIA LOCAL
Palavras-chave:
União prematura, Aproveitamento escolar, Escola, RaparigaResumo
As principais proposições da psicologia das paisagens defendem que o ambiente natural e o artificial podem influenciar na construção de valores, hábitos e costumes que representam o comportamento do indivíduo. A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a relação dos espaços geográficos influenciam na gravidez prematura, causando fracasso escolar em raparigas[1] da escola secundária de Maqueze, em Moçambique. O método aplicado para o estudo foi qualitativo, de caráter exploratório, e a mostra da população foi composta por 22 sujeitos sociais. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o baixo aproveitamento escolar das raparigas em situações de união prematura está associado ao ambiente local (paisagem natural e artificial, valores, crenças etc.), que constituem fatores externos. Essas raparigas são incentivadas pela crença de que a gravidez proporciona um marido que dará boa vida à esposa e de que ter filhos significa ter alguém que cuidará dos pais quando idosos. A gravidez prematura também é resultado de sexo praticado em troca de benefícios (bens de uso e consumo). A convicção local de que uma mulher grávida e/ou com filho não pode continuar a estudar, mas deve ficar restrita ao lar, dentre outras, constitui-se em uma variável ambiental materializada no território de Maqueze, influenciando tanto a gravidez prematura como o abandono escolar.
[1] Em Moçambique, a palavra rapariga refere-se à menina ou à adolescente.
Downloads
Referências
BARDIN, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
BASSIANO, V., & Lima, C. A. União prematuros em moçambique: causas e consequências do abandono escolar. Imagens da Educação, v. 8, n. 2, e43085, 2018.
BUENO, A. M. O., Pereira, E. K. R. O. Educação, Escola e didáctica: uma análise dos conceitos das alunas do curso de pedagogia do terceiro ano. In: Anais da II Jornada de Didática e I Seminário de Pesquisa do CEMAD - Docência na Educação Superior: Caminhos para uma práxis transformadora, Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2013.
CARDOSO, I. C. B. de V. A equidade de género em Moçambique: a contribuição de Graça Machel. (Dissertação de Mestrado em Línguas e Relações empresariais). Universidade de Aveiro, Departamento de Línguas e Culturas. Aveiro-Portugal, 2010.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE de 2004. Maputo: Imprensa Nacional, 2004.
DOLA, P. R. Causas da desistência das meninas nas escolas moçambicanas. Moçambique, 2018.
FRANCISCO, A. Situação da união prematuros em Moçambique. Comunicação apresentada na IV Conferencia Nacional sobre Mulher e Genero. Forum da Sociedade Civil, para o Direito da Criança (ROSC) Maputo-Moçambique, 2014.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE. Um Perfil do Casamento Prematuro em África. Maputo-Moçambique, 2016.
GIGA. O. M. Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na Província de Nampula. (Dissertação). Instituto Universitário de Lisboa. ISCT-IUL, 2019.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2022.
IBRAIMO, M. N., & Machado, J. O Conselho de Escola como espaço de participação da comunidade. REID Revista Electrónica e Desenvolvimento da UCMISSN. 2 p. 24-38, 2014.
JANUÁRIO, T. J. Causa de Abandono Escolar no Instituto Industrial e Comercial Joaquim Marra Chimoio (2010-2014). (Dissertação). Universidade Católica de Moçambique. UCM. Março, 2016.
LEI N. 10, DE 10 DE AGOSTO DE 2004. Aprova a Lei da Família em Moçambique. BOLETIM DA REPÚBLICA. I Série, Número 34, 2004.
LAKATOS, E. M. & Marconi, M. A. A metodologia do trabalho científico: projectos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão do curso. Ed. 08. São Paulo: Atlas, 2017.
LEMOS, G. Almeida. Inteligência e aproveitamento escolar: análise da sua relação ao longo da escolaridade, 2008.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE MOÇAMBIQUE (2019). Plano Estratégico da Educação 20102016 (2ª impressão). Maputo-Moçambique, 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO. (MINEDH). Plano Estratégico da Educação 2010-2019. MINEDH. Maputo, 2010.
MUCOPELA, V. M. Abandono escolar em Moçambique: políticas educativas, cultura local e práticas escolares. (Tese). Lisboa, 2016.
NEVES, M. Factores do abandono escolar precoce e motivação para o regresso em educação de adultos. (Dissertação). Vila nova de Gaia, 2010.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Actividades da OMS na Região Africana 2015- 2016. Relatório da Directora Regional. Escritório Regional para a África II. República do Congo, 2016.
OSÓRIO, C., &Macuácua, E. Os ritos de iniciação no contexto actual: ajustamentos, rupturas e confrontos. Construindo identidades de género. Editora: Maria José Arthur. Maputo-Moçambique, 2013;
PINTO S. M. X. União prematuros no contexto dos ritos de iniciação femininos, praticados pela etnia Macua: olhares dos finalistas do curso de licenciatura em Serviço Social. (Dissertação de mestrado), Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 2017.
RESOLUÇÃO nº 23/79, de 26 de Dezembro. Dispõe a Declaração dos Direitos da Criança Moçambicana. Boletim da República. I Série, Número 90, 1979.
SANTOS, S. Um Olhar Sobre o Abandono Escolar no Concelho da Trofa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra: Câmara Municipal da Trofa, 2010.
SITOE, C. União Prematuros em Moçambique: Causas e Consequências da pobreza, 2017.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação, sobrevivência proteção e desenvolvimento. Brasília, 2023.
UNESCO. Educação amiga da criança. Moçambique, 2010.
UNICEF-Fundo das Nações Unidas para a Infância e Fundo das Nações Unidas para a População. Comunicado de imprensa da UNICEF e UNFPA contra união prematura. Nova Iorque, 8 de março de 2016.
UNICEF-Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Fundo das Nações Unidas para a População e Coligação para a Eliminação dos União Prematuros. Casamento Prematuro e Gravidez na Adolescência em Moçambique: Causas e Impacto. Maputo Moçambique, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlitos Luis Sitoie, Loide da Graça Acácio Macuacua

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.