O SAMBA ENDEREDO E A RODA DE SAMBA COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NUMA INSTITUÇÃO ESPECIALIZADA EM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Mariana dos Reis Santos Instituto Benjamin Constant
  • Mauro Sérgio de Araújo Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Roda de samba pedagógica, Instituição especializada, Deficiência visual, Samba-enredo.

Resumo

Este estudo tem como objetivo lançar luz a uma metodologia educacional adotada denominada “Roda de samba pedagógica” realizada por dois professores pesquisadores dentro de uma instituição especializada em deficiência especial. Este relato de experiência é produto do desdobramento da utilização de sambas enredos como ferramenta pedagógica para a abordagem do conteúdo da disciplina de História realizado por uma professora. O trabalho pedagógico balizou-se inicialmente nas experiências da professora pesquisadora abordando sambas enredos que versavam sobre temáticas relativas à “culturas indígenas” e “100 anos da abolição da escravatura”. A partir das construções pedagógicas realizadas em sala de aula com esses alunos com deficiência, estabeleceu-se a demanda discente pela realização de um evento de roda de samba aberto a toda comunidade escolar. A culminância dessa abordagem suscitou a criticidade discente e a curiosidade dos alunos com deficiência visual no conteúdo dos sambas enredos, resultando na construção de uma roda de samba acadêmica realizada por dois professores. Em suma, a metodologia da “roda de samba pedagógica” escolhida por esses dois professores fortaleceu as diretrizes das respectivas Leis n° 10. 639/2003 e 11.645/2008, promoveu as construções intelectuais dos sambas enredos como conteúdo curricular essencial numa instituição especializada em deficiência visual. Os referencias teóricos utilizados no estudo para a compreensão de uma Educação antirracista foram Pinheiro (2023) e Gomes (2023). Na temática envolvendo questões como “história do Carnaval” e “samba enredos como ferramenta pedagógica” do Rio de Janeiro, referenciamos as pesquisas de Cattani (2008), Farias (2002) e Diniz (2006). Por fim, o estudo também procurou ressaltar que as Escolas de Samba são instituições carregadas de densidade teórica e culturais, elementos necessários ao processo de ensino aprendizagem nas escolas públicas.

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Biografia do Autor

Mariana dos Reis Santos, Instituto Benjamin Constant

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Benjamin Constant. Pós-doutorado e Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mauro Sérgio de Araújo Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Discente de Graduação em História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

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Outras fontes:

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CD Sambas de Enredo das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Gravadoras Universal Music e Escolas de Samba. Rio de Janeiro, 2016

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Santos, M. dos R., & Farias, M. S. de A. (2025). O SAMBA ENDEREDO E A RODA DE SAMBA COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NUMA INSTITUÇÃO ESPECIALIZADA EM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(4), 191–203. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8302

Edição

Seção

ARTIGOS