O SAMBA ENDEREDO E A RODA DE SAMBA COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NUMA INSTITUÇÃO ESPECIALIZADA EM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
Roda de samba pedagógica, Instituição especializada, Deficiência visual, Samba-enredo.Resumo
Este estudo tem como objetivo lançar luz a uma metodologia educacional adotada denominada “Roda de samba pedagógica” realizada por dois professores pesquisadores dentro de uma instituição especializada em deficiência especial. Este relato de experiência é produto do desdobramento da utilização de sambas enredos como ferramenta pedagógica para a abordagem do conteúdo da disciplina de História realizado por uma professora. O trabalho pedagógico balizou-se inicialmente nas experiências da professora pesquisadora abordando sambas enredos que versavam sobre temáticas relativas à “culturas indígenas” e “100 anos da abolição da escravatura”. A partir das construções pedagógicas realizadas em sala de aula com esses alunos com deficiência, estabeleceu-se a demanda discente pela realização de um evento de roda de samba aberto a toda comunidade escolar. A culminância dessa abordagem suscitou a criticidade discente e a curiosidade dos alunos com deficiência visual no conteúdo dos sambas enredos, resultando na construção de uma roda de samba acadêmica realizada por dois professores. Em suma, a metodologia da “roda de samba pedagógica” escolhida por esses dois professores fortaleceu as diretrizes das respectivas Leis n° 10. 639/2003 e 11.645/2008, promoveu as construções intelectuais dos sambas enredos como conteúdo curricular essencial numa instituição especializada em deficiência visual. Os referencias teóricos utilizados no estudo para a compreensão de uma Educação antirracista foram Pinheiro (2023) e Gomes (2023). Na temática envolvendo questões como “história do Carnaval” e “samba enredos como ferramenta pedagógica” do Rio de Janeiro, referenciamos as pesquisas de Cattani (2008), Farias (2002) e Diniz (2006). Por fim, o estudo também procurou ressaltar que as Escolas de Samba são instituições carregadas de densidade teórica e culturais, elementos necessários ao processo de ensino aprendizagem nas escolas públicas.
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Referências
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Outras fontes:
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CD Sambas de Enredo das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Gravadoras Universal Music e Escolas de Samba. Rio de Janeiro, 2016
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