AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Carla Juliane Martins Rodrigues Universidade de São Paulo - USP
  • Caio dos Santos de Andrade Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Pós-graduação, Psicologia

Resumo

Este artigo aborda a implementação de políticas de ações afirmativas nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a partir de editais e documentos institucionais de 2024/2025, utilizou-se a análise documental como abordagem teórica. O levantamento revela que as estratégias mais comuns de ação afirmativa incluem bonificação e reserva de vagas. Os principais grupos beneficiados são pretos(as), pardos (as), indígenas e pessoas com deficiência (PPID). Além disso, algumas políticas consideram a renda familiar, beneficiando candidatos de famílias de baixa renda. Apesar do avanço, desafios como exigências de proficiência em língua estrangeira como etapa eliminatória do processo seletivo e taxas de inscrição ainda representam barreiras para grupos vulneráveis, embora algumas alternativas, como exames de proficiência internos gratuitos foram identificados. Haja vista que as políticas de ações afirmativas têm contribuído para o aumento da diversidade nos PPGs em Psicologia, é necessário repensar as formas de avaliação, considerando a pluralidade das trajetórias dos candidatos. Mudanças nos critérios de ingresso e permanência, como o aumento da flexibilidade nas exigências de proficiência e a eliminação de taxas de inscrição, são essenciais para garantir uma inclusão efetiva. A reflexão sobre as desigualdades estruturais e a adoção de práticas mais inclusivas são fundamentais para promover um ambiente acadêmico verdadeiramente acessível e equitativo.

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Biografia do Autor

Carla Juliane Martins Rodrigues, Universidade de São Paulo - USP

Possui mestrado em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO pela Universidade Federal do Pará (2023). Atualmente é doutoranda em PSICOLOGIA EXPERIMENTAL no Laboratório de Investigação Comportamental (LabIC) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Representante Discente Nacional da ANPEPP (Biênio 2025-2026) e Coordenadora da Comissão de Ações Afirmativas na Pós-graduação (CAAF-IPUSP). Tem experiência na área da Psicologia Social e Nutrição Social por uma perspectiva analítico-comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: Variáveis Sociais do Comportamento Alimentar e da (IN)Segurança Alimentar e Práticas Sociais e Verbais relacionadas ao Racismo e Sexismo. E-mail para contato: cmartinsr@usp.br/cmartinsbehavior@gmail.com

Caio dos Santos de Andrade, Universidade de São Paulo - USP

Psicólogo e Mestrando em Psicologia pela FFCLRP/USP, desenvolvendo pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP), acerca de atitudes extremistas violentas, crimes de ódio e juventude.

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Rodrigues, C. J. M., & Andrade, C. dos S. de. (2025). AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(4), 32–44. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8273

Edição

Seção

ARTIGOS