AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Ações Afirmativas, Pós-graduação, PsicologiaResumo
Este artigo aborda a implementação de políticas de ações afirmativas nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a partir de editais e documentos institucionais de 2024/2025, utilizou-se a análise documental como abordagem teórica. O levantamento revela que as estratégias mais comuns de ação afirmativa incluem bonificação e reserva de vagas. Os principais grupos beneficiados são pretos(as), pardos (as), indígenas e pessoas com deficiência (PPID). Além disso, algumas políticas consideram a renda familiar, beneficiando candidatos de famílias de baixa renda. Apesar do avanço, desafios como exigências de proficiência em língua estrangeira como etapa eliminatória do processo seletivo e taxas de inscrição ainda representam barreiras para grupos vulneráveis, embora algumas alternativas, como exames de proficiência internos gratuitos foram identificados. Haja vista que as políticas de ações afirmativas têm contribuído para o aumento da diversidade nos PPGs em Psicologia, é necessário repensar as formas de avaliação, considerando a pluralidade das trajetórias dos candidatos. Mudanças nos critérios de ingresso e permanência, como o aumento da flexibilidade nas exigências de proficiência e a eliminação de taxas de inscrição, são essenciais para garantir uma inclusão efetiva. A reflexão sobre as desigualdades estruturais e a adoção de práticas mais inclusivas são fundamentais para promover um ambiente acadêmico verdadeiramente acessível e equitativo.
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