O NÃO CUMPRIMENTO DO PNE 2014-2024 E OS SEUS IMPACTOS NA POPULAÇÃO NEGRA

Autores

  • Francisco Robson de Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab
  • Francisco Emison da Costa Benício Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab
  • Elias Torres da Silva Filho Secretaria da Educação de Itaitinga/CE

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Racismo, Desigualdades

Resumo

Este estudo analisa os impactos do não cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 sobre a população negra. Apesar de metas ambiciosas, aproximadamente 90% das propostas não foram atingidas, com retrocessos em áreas como universalização da educação, alfabetização, valorização dos professores e acesso ao ensino superior. O descumprimento das metas foi agravado pela instabilidade política, cortes orçamentários e políticas de austeridade ao fim do segundo governo Dilma, mas, principalmente, nos governos Temer e Bolsonaro, além da pandemia de Covid-19 que também contribuiu fortemente para diversos retrocessos na educação do Brasil, escancarando e, em partes, até aprofundando as desigualdades entre pessoas negras e brancas. A pesquisa utiliza revisão de literatura e análise documental, tendo como referencial teórico estudos publicados na última década e, principalmente documentos oficiais. A análise concluiu que a população negra, historicamente marginalizada, foi a mais impactada pela ineficiência na execução do plano, perpetuando desigualdades sociais e educacionais crônicas deixando à mostra as marcas do racismo que assolam a sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Francisco Robson de Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab

Professor Efetivo na Rede Municipal de Itaitinga/CE. Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (PPGEF/Unilab-IFCE. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (Unesa).

Francisco Emison da Costa Benício, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab

Professor na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE). Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (PPGEF/Unilab-IFCE). Graduado em Psicologia pela Faculdade Estácio do Ceará e em Pedagogia pela Faculdade UNIBF.

Elias Torres da Silva Filho, Secretaria da Educação de Itaitinga/CE

Formador de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação de Itaitinga/CE. Graduado em Licenciatura em Língua Portuguesa e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Lima, F. R. de, Benício, F. E. da C., & Silva Filho, E. T. da. (2025). O NÃO CUMPRIMENTO DO PNE 2014-2024 E OS SEUS IMPACTOS NA POPULAÇÃO NEGRA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(4), 95–111. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8264

Edição

Seção

ARTIGOS