A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM PERPECTIVA

UM BREVE BALANÇO HISTÓRICO DO FINAL DO SÉCULO XIX ATÉ OS DIAS ATUAIS

Autores

  • Daniel Antônio Coelho Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - IFMT; Universidade de Uberaba - Uniube

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Experiências negras, Lei nº 10.639/2003, Movimento Negro

Resumo

Para a elaboração deste artigo, foi realizada uma revisão da literatura relativa aos estudos sobre experiências históricas negras e a educação para as relações ÉTNICO-RACIAIS, portanto, na dinâmica da pesquisa, considera-se que este estudo é de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa. Desse modo, as análises partiram de obras acadêmicas e autores de reconhecida importância no campo das ciências sociais e da educação que dialogam direta e indiretamente com o objeto da pesquisa. O objetivo estabelecido durante a revisão da literatura foi concentrar as análises nas produções que debatessem mais diretamente as bases históricas da educação para as relações ÉTNICO-RACIAIS-ERER a fim subsidiar a fundamentação teórica e a elaboração deste estudo. Nesse aspecto, Müller (2015) afirma que a revisão da literatura possibilita o mapeamento das produções acadêmicas e permite ter amplo painel das pesquisas já realizadas sobre a temática. As próximas seções visam explorar, de maneira histórica e contextualizada, os aspectos centrais da formação do Brasil como nação, com foco nas principais correntes do pensamento social entre o final do século XIX e meados do século XX sobre a questão negra. Serão destacados os estudos de Gilberto Freyre (2003) e Florestan Fernandes (2008), que, embora tenham contribuído significativamente para a compreensão das relações étnico-raciais, apresentam algumas limitações em suas interpretações sobre as experiências negras. Também serão discutidas as origens e bases teóricas da educação para as relações étnico-raciais, incluindo a visão geral da ERER e seu arcabouço político-jurídico e normativo. A educação é um campo de disputas e tensões, e a luta contra o racismo não é exceção. A partir da Lei nº 10.639/2003, houve avanços na implementação de políticas públicas antirracistas nas escolas, mas também existem limitações institucionais, políticas e econômicas que dificultam a plena execução de uma educação antirracista.

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Biografia do Autor

Daniel Antônio Coelho Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - IFMT; Universidade de Uberaba - Uniube

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro (IFMT). Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (PPGE/Uniube). Mestre e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em História pela Faculdade AD1 e em Geografia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

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Publicado

2025-05-25

Como Citar

Silva, D. A. C. (2025). A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM PERPECTIVA: UM BREVE BALANÇO HISTÓRICO DO FINAL DO SÉCULO XIX ATÉ OS DIAS ATUAIS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(3), 133–146. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8256