CONTRIBUIÇÕES DE AZOILDA TRINDADE PARA PRÁXIS DOCENTE ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.8.3-5Palavras-chave:
Educação Infantil, Valores Civilizatórios, Educação Afrocentrada, Azoilda Loretto da TrindadeResumo
O texto foi elaborado especificamente para o IV Congresso Internacional de Educação - Violência de gênero, racismo, identidade e preconceito: Novos tempos, velhos desafios da sociedade da desigualdade, para integrar no grupo "Currículo, Cultura, Identidade e diferença: Estudos culturais, estudos culturais na educação, discursos, sujeitos e linguagens.".
Este trabalho disserta sobre o ensaio "Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros Na Educação Infantil" da doutora Azoilda Loretto da Trindade. A partir dele é debatido uma prática docente antirracista, convergindo os setes princípios afro-brasileiros (Energia Vital, Oralidade, Circularidade, Corporeidade, Musicalidade, Cooperatividade e Ludicidade), evocados pela autora supracitada, com uma educação intercultural e decolonial, afetividade, dialogicidade, entre outros aspectos. A metodologia utilizada é qualitativa, por entender esta como um conceito que aproxima o pesquisador de sua pesquisa e reflexões; o texto possui como objetivo, abrir novos caminhos para o cotidiano escolar antirracista, na etapa da educação infantil, discutindo as consequências possíveis que uma educação não afrocentrada pode acarretar. É trazido para o texto aspectos legais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e as leis números 10.639/03 e 11.645/08, que subsidiam a prática pedagógica defendida durante o texto, sendo ela igualitária e anti discriminatória. Teve-se como conclusão a importância da formação docente e a abertura de espaços para discutir as relações étnico-raciais dentro do contexto escolar.
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