RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA BÁSICA
O QUE DIZEM OS ALUNOS E O PROFESSOR DE CIÊNCIAS DE UMA INSTITUIÇÃO PARAENSE?
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.8.3-22Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Lei n. 10.639/2003, Escola Básica, Racismo no espaço escolarResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções do professor de Ciências e dos(as) alunos(as) do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública paraense sobre a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais, com os objetivos específicos: identificar as concepções do professor de Ciências sobre a temática das Relações Étnico-Raciais na Escola Básica; apresentar as concepções dos estudantes do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental sobre casos de racismo, preconceito e discriminação na escola. A pesquisa é de cunho qualitativo e metodologicamente foi realizado uma entrevista com o professor de Ciências dos anos finais da escola e uma roda de conversa com os alunos(as) 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. Percebeu-se que o docente entrevistado(a) não tem conhecimento sobre a Lei n. 10.639/2003 e que a instituição não desenvolve projetos pedagógicos no trato a temática da diversidade étnico-racial.
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