PRÁTICAS ANTIRRACISTAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
UM CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Alfabetização e letramento., Educação antirracista., Tecnologias digitais.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar como as práticas antirracistas, integradas ao uso de tecnologias digitais, podem favorecer a alfabetização e o letramento, além de contribuir para o enfrentamento do racismo estrutural. A metodologia incluiu um relato de experiência em uma turma do Ensino Fundamental I no município de Maricá (Rio de Janeiro) e envolveu a revisão bibliográfica de autores que discutem relações étnico-raciais, educação antirracista e tecnologias digitais, como Gomes (2017), Munanga (2005), Soares (2023) e Smolka (1991). A abordagem pedagógica utilizada apoia-se na literatura antirracista, como eixo estruturante do processo de alfabetização e letramento, em consonância com o conceito de “alfaletrar” de Magda Soares (2023). Os resultados evidenciaram que a combinação de práticas pedagógicas antirracistas promove significativamente o desenvolvimento da leitura, da escrita e do letramento dos alunos. As práticas pedagógicas que associam à valorização da diversidade cultural com a tecnologia criam um ambiente de aprendizagem que vai além da sala de aula tradicional e que promove o desenvolvimento integral dos alunos.
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