PRÁTICAS ANTIRRACISTAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

UM CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Kellenda Silva Pinheiro Santos Secretaria Municipal de Educação de Niterói - SME/Niterói
  • Verônica Eloi de Almeida Centro Universitário Carioca - UniCarioca
  • Rosa Lidice de Moraes Valim Centro Universitário Carioca - UniCarioca

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento., Educação antirracista., Tecnologias digitais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como as práticas antirracistas, integradas ao uso de tecnologias digitais, podem favorecer a alfabetização e o letramento, além de contribuir para o enfrentamento do racismo estrutural. A metodologia incluiu um relato de experiência em uma turma do Ensino Fundamental I no município de Maricá (Rio de Janeiro) e envolveu a revisão bibliográfica de autores que discutem relações étnico-raciais, educação antirracista e tecnologias digitais, como Gomes (2017), Munanga (2005), Soares (2023) e Smolka (1991). A abordagem pedagógica utilizada apoia-se na literatura antirracista, como eixo estruturante do processo de alfabetização e letramento, em consonância com o conceito de “alfaletrar” de Magda Soares (2023). Os resultados evidenciaram que a combinação de práticas pedagógicas antirracistas promove significativamente o desenvolvimento da leitura, da escrita e do letramento dos alunos. As práticas pedagógicas que associam à valorização da diversidade cultural com a tecnologia criam um ambiente de aprendizagem que vai além da sala de aula tradicional e que promove o desenvolvimento integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellenda Silva Pinheiro Santos, Secretaria Municipal de Educação de Niterói - SME/Niterói

Professora na Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME/Niterói). Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (Unicarioca). Graduada em Pedagogia pela Universidade Severino Sombra.

Verônica Eloi de Almeida , Centro Universitário Carioca - UniCarioca

Professora no Centro Universitário Carioca (UniCarioca). Doutora e Mestra em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Rosa Lidice de Moraes Valim, Centro Universitário Carioca - UniCarioca

Professora no Centro Universitário Carioca (UniCarioca). Doutora em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Design e Comunidade e Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio).

Referências

ALKMIM, Jennifer Oliveira; DE SOUZA, Ivanise Melo; LOPES, Bernarda Elane Madureira. Educação étnico-racial e a valorização da cultura afro-brasileira e africana nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Ciranda, 2022, 6.01: 03-20.

ALMEIDA, Layana Silva de; AZEVEDO, Vitória Oscar de; OLIVEIRA, Maria das Graças Borges de. Alfabetização e Letramento em diferentes ambientes de aprendizagem: a relevância da tecnologia na prática pedagógica. Revista Tecnologias na Educação, ano 12,

vol.34, p. 1-13, dez. 2020. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wpcontent/uploads/2021/05/Art3-Ano-12-vol34-Dezembro-2020-1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Editora Jandaíra Ltda, 2020.

BATISTA, Patrícia Barros Soares; RIBEIRO, Bruna D.; CAVALCANTI, Ana Paula Campos. Docência, currículo e negritude: caminhos (re) existentes de afeto e dissidência na prática alfabetizadora. Série-Estudos, 2024, 29.65: 102-113.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 20 set. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

BRASIL. Parecer nº 3, de 10 de março de 2004. Brasília, DF: MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

COSTA, Orlando Santana. A internet como espaço de formação de leitores: uma mediação possível do professor na sala de aula. Revista Educação & Tecnologia, Curitiba, n. 17, p. 1- 10, 2017. Disponível em: http://revista.utfpr.edu.br/pr/index.php/revedutecct/article/view/2275/1676. Acesso em: 18 set. 2023.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5794503/mod_resource/content/1/DOLZ%3B%20N

OVERRAZ%3B%20SCHNEUWLY.%20Sequ%C3%AAncias%20Did%C3%A1ticas%20par

a%20o%20oral%20e%20para%20a%20escrita%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20de%20 um%20procedimento.pdf. Acesso em: 6 ago. 2024.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2003. Disponível em:

https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf. Acesso em: 4 mai. 2024.

GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade,

p. 143-154.

GOMES, Nilma Lino. Educação, raça e gênero: relações imersas na alteridade. Cadernos Pagu, n. 6/7, p. 67-82, 1996. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1862/1983. Acesso em: 10 jan. 2024.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Editora Vozes Limitada, 2017.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, 2012, v. 12, n. 1, p. 98-109. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e %20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 2 jul. 2024.

MARICÁ. Conteúdos Básicos da Rede Pública Municipal de Ensino de Maricá. Maricá: Secretaria Municipal de Educação, 2024.

MORAN, José. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. 2013. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Papirus, 21ª ed. 2013, p. 30-35.

MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, 2005.

OLIVEIRA, Kiusam de. Com qual penteado eu vou?. São Paulo: Melhoramentos, 2021.

RIBEIRO, Elberto Teles et al. Tecnologias e inovações na promoção do antirracismo: uma análise interdisciplinar para a construção de uma sociedade inclusiva. Revista IberoAmericana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 7, p. 1292-1300, 2023.

SANDINI, Sabrina Plá; PAZ, Ketlyn Dessordi. Ludicidade, alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Momento – Diálogos em Educação, v. 32, n. 1, p. 339- 363, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14404. Acesso

em: 18 set. 2023.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. Cortez Editora, 1991.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2023.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Autêntica, 2018.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007

Downloads

Publicado

2025-05-25

Como Citar

Santos, K. S. P., Almeida , V. E. de, & Valim, R. L. de M. (2025). PRÁTICAS ANTIRRACISTAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(3), 227–242. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8164