PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Andreza Aparecida Fidelis Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • André Luís de Souza Lima Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Aracilba Aparecida Serafim Rodrigues Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.8.3-4

Palavras-chave:

Educação Relações Étnicos-Raciais, Prática Pedagógica, Educação Básica

Resumo

Este artigo analisa as produções acadêmicas sobre práticas pedagógicas para a promoção da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na Educação Básica, investigando a questão: O que dizem as produções acadêmicas sobre práticas pedagógicas para a promoção da ERER na Educação Básica? O objetivo é analisar práticas pedagógicas voltadas à ERER e mapear os avanços e desafios desde a promulgação da lei 10.639/03. Justificativa: A implementação efetiva da ERER é essencial para combater o racismo estrutural e promover equidade no ambiente escolar. Apesar da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, as práticas pedagógicas ainda enfrentam barreiras. A falta de formação continuada, materiais representativos e apoio institucional limita a transformação pedagógica, perpetuando abordagens superficiais que pouco contribuem para desconstruir estereótipos. A revisão de literatura aponta que muitos professores apenas cumprem as diretrizes legais sem aprofundar a temática. A presença de conteúdos eurocêntricos nos currículos e a ausência de incentivos institucionais dificultam a valorização da diversidade étnico-cultural. Conclui-se que fortalecer a ERER exige formação continuada e suporte institucional para que educadores promovam uma educação cidadã, pluralista e antirracista, essencial para uma sociedade mais justa e democrática.

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Biografia do Autor

Andreza Aparecida Fidelis, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/Unisul). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

André Luís de Souza Lima, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Professor Adjunto na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Doutor e Mestre em Educação e Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Aracilba Aparecida Serafim Rodrigues, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/Unisul). Mestra em Educação e Graduada em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Referências

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Publicado

2025-05-25

Como Citar

Fidelis, A. A., Lima, A. L. de S., & Rodrigues, A. A. S. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(3), 27–42. https://doi.org/10.29327/269579.8.3-4