PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Andreza Aparecida Fidelis Honorato Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Palavras-chave:

Educação Relações Étnicos-Raciais, Prática Pedagógica, Educação Básica

Resumo

RESUMO

Este artigo examina as produções acadêmicas sobre práticas pedagógicas para a promoção da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na educação básica, investigando a questão: O que dizem as produções acadêmicas sobre práticas pedagógicas para a promoção da ERER na educação básica? O objetivo é identificar e analisar práticas pedagógicas voltadas à ERER, bem como mapear os avanços e desafios na implementação dessas práticas desde a promulgação da Lei 10.639/03. A pesquisa utiliza uma revisão integrativa da literatura para sistematizar e avaliar estudos que discutem a prática pedagógica e a formação docente em relação à abordagem étnico-racial no contexto escolar brasileiro. Na análise, autores como Gomes, Coelho, Munanga e Silva fornecem uma base sólida para uma discussão aprofundada sobre a ERER. Apesar dos avanços pontuais, há obstáculos significativos quanto à eficácia e continuidade das práticas. A literatura destaca a falta de formação específica e continuada para educadores e a escassez de materiais pedagógicos críticos e integrados como desafios principais. Essas lacunas limitam a incorporação da ERER nas práticas diárias dos professores, que muitas vezes apenas cumprem superficialmente as diretrizes legais, sem alcançar uma transformação pedagógica substantiva. Além disso, a presença de conteúdos eurocêntricos nos currículos e a falta de incentivos institucionais dificultam a criação de uma educação que valorize a diversidade étnico-cultural. Conclui-se que fortalecer a ERER na educação básica requer capacitação continuada e aprofundamento teórico, permitindo que educadores desenvolvam uma abordagem pedagógica inclusiva e crítica. Integrando conhecimentos sobre a história e cultura afro-brasileira e africana, a ERER promove uma educação cidadã e pluralista, essencial para a construção de uma cidadania plena e antirracista.

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Biografia do Autor

Andreza Aparecida Fidelis Honorato, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/Unisul). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Referências

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Publicado

2025-05-25

Como Citar

Honorato, A. A. F. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(3), 27–42. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8139