NEGRITUDE FEMININA NO ESTADO DO ACRE

UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Ló-Ruama Íllary Freires Pereira Universidade Federal do Acre - Ufac
  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre - Ufac

Palavras-chave:

Identidade, Políticas de Ações Afirmativas, Negritude

Resumo

Historicamente, pessoas brancas não apenas ocuparam lugares de privilégios, mas também moldaram as esferas de poder de maneira a influenciar a população brasileira, induzindo-a a assimilar suas falas e adotar seu discurso. Esse processo de manipulação da identidade nacional levou muitos brasileiros a almejarem o branqueamento e a negar suas raízes africanas e afro-brasileiras, promovendo, assim, a invisibilização da herança cultural negra. O objetivo deste trabalho é analisar as trajetórias e os obstáculos enfrentados pelas mulheres acreanas na construção de sua identidade negra. A metodologia adotada foi qualitativa, com a realização de uma pesquisa bibliográfica seguida de entrevistas, utilizando a abordagem da história oral. Para fundamentar esta análise, foram utilizadas as contribuições de Munanga (2019), Souza (2021) e Gomes (1995), que abordam a temática da negritude e a valorização dos traços fenotípicos na construção da identidade de pessoas negras no contexto acreano. Como resultado, observou-se a importância dos processos de transição capilar na trajetória de construção da identidade negra, além do impacto dos atos e falas racistas na percepção de si mesmas. Esses fatores desempenham um papel crucial na formação da identidade dessas mulheres. Ademais, constatou-se a relevância das ações afirmativas e do acesso ao conhecimento como ferramentas fundamentais para a desconstrução de paradigmas e a superação das amarras impostas pelo racismo.

Biografia do Autor

Ló-Ruama Íllary Freires Pereira, Universidade Federal do Acre - Ufac

Professora de História na Secretária de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE/AC). Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/Ufac). Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígenas e Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). E-mail: pereiraloruama@gmail.com.

Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Universidade Federal do Acre - Ufac

Possui graduação em História (2005) e mestrado em Letras: linguagem e identidade (2011), ambos pela Universidade Federal do Acre (Ufac). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. É professora Adjunta da Ufac, onde é lotada na área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, onde ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado do Ensino de História e coordena o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em História. Na Ufac também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e lidera o Grupo de Pesquisa "O processo de Construção do Docente em História: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula". 

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Publicado

2025-01-09

Como Citar

Pereira, L.-R. Íllary F., & Rocha, F. R. L. da. (2025). NEGRITUDE FEMININA NO ESTADO DO ACRE: UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(1), 135–150. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7830

Edição

Seção

ARTIGOS