IMPACTO DA LEI Nº 12.990/2014 NOS CARGOS TÉCNICOS EFETIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Autores

  • Dirce Aparecida de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR
  • Márcia Valéria Paixão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Palavras-chave:

Cargos públicos, Servidores técnicos, Igualdade racial, Ação afirmativa

Resumo

As desigualdades raciais vividas pela população negra estão presentes na sociedade brasileira desde a invasão do país no ano de 1500, permanecendo até os dias atuais em diferentes ambientes e situações, inclusive no que se refere à ocupação de postos de trabalho, tanto do setor privado quanto de cargos públicos. O presente artigo teve como objetivo levantar dados sobre como se apresenta o quadro de servidores técnicos efetivos de uma instituição federal de ensino, que indiquem se a ação afirmativa de reserva de 20% das vagas para negros no serviço público proporcionou a igualdade racial nesse contexto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática. Mediante análise documental, percebeu-se que a ocupação étnica do quadro de servidores da instituição continua majoritariamente branca até o presente momento. Constatou-se que, a ação afirmativa de reserva racial de 20% das vagas em concursos públicos para pretos e pardos ainda não impactou da forma pretendida, portanto, para alcançar resultados mais expressivos seria oportuno sua manutenção e até mesmo ampliação, com a finalidade de atingir uma distribuição mais equilibrada da ocupação racial nos cargos técnicos efetivos da instituição federal de ensino.

Biografia do Autor

Dirce Aparecida de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Pós-doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade de Salamanca, Espanha. Doutora e Mestra em Administração. Graduação em Letras Português-Inglês, Pedagogia, Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

Márcia Valéria Paixão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (ProfEPT/IFPR). Especialista em Gestão Pública com Ênfase em Gestão de Pessoas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Tecnóloga em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFPR). Técnica em Desenho Industrial pelo IFPR.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Castro, D. A. de, & Paixão, M. V. (2024). IMPACTO DA LEI Nº 12.990/2014 NOS CARGOS TÉCNICOS EFETIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(3), 61–75. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7645

Edição

Seção

ARTIGOS