FRONTEIRAS SIMBÓLICAS ENTRE UMA EDUCAÇÃO TRADICIONAL HUNI KUĨ E EDUCAÇÃO ESCOLAR HUNI KUĨ

Autores

  • Ian Costa Paiva Universidade Federal do Acre - Ufac

Palavras-chave:

Educação tradicional, Currículo, Huni Kuĩ, Autoria indígena

Resumo

Analisaremos neste estudo alguns dos processos de (re) existência do povo Huni Kuĩ, localizados hoje no estado do Acre, objetivando compreender as múltiplas formas que versam sobre as relações de transferência de saberes e fazeres ancestrais do povo, ainda como os fenômenos sociais e econômicos que giraram em torno do apagamento destas memórias outras, bem como a sistematização curricular em um Plano Político Pedagógico, através do projeto Uma Experiência de Autoria, de 1983, em prol da retomada de seus milenares saberes, onde tiveram suas histórias marcadas por inúmeros conflitos entre seringalistas e fazendeiros ocasionando um epistemicídio (Carneiro, 2015) vivenciado por essas múltiplas identidades indígenas. Este artigo decorre do trabalho científico de uma pesquisa que envolve práticas metodológicas consistentes em análises documentais, e ainda a realização de entrevistas alicerçadas pela História Oral. O povo Huni Kuĩ, etnia originária sendo a mais populosa do estado do Acre, com 12 terras indígenas e 104 aldeias, habita um espaço territorial que vai do leste peruano à fronteira com o Acre, compreendida nas cabeceiras dos vales dos rios de cinco municípios do estado do Acre, são eles: Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus, Jordão, Feijó e Tarauacá.

Biografia do Autor

Ian Costa Paiva, Universidade Federal do Acre - Ufac

Discente de Bacharelado em História na Universidade Federal do Acre (Ufac).

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Paiva, I. C. . (2024). FRONTEIRAS SIMBÓLICAS ENTRE UMA EDUCAÇÃO TRADICIONAL HUNI KUĨ E EDUCAÇÃO ESCOLAR HUNI KUĨ. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(3), 116–132. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7643

Edição

Seção

ARTIGOS