RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANA E AFROBRASILEIRA E RACISMO RELIGIOSO

RESSONÂNCIAS DO MACULELÊ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Karoline Hacher Ricardo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Cauê de Almeida Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Maculelê, Racismo Religioso, Educação Física Escolar, Decolonialidade, Interculturalidade

Resumo

Este estudo, por meio de uma pesquisa-ação participante, tem o objetivo de analisar e discutir a experiência com o Maculelê nas aulas de Educação Física, inspiradas nos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade, realizadas com uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. Assim, num primeiro momento, foi apresentado o percurso investigativo da pesquisa e as potencialidades da utilização da técnica da pesquisa-ação participante. Após, foram feitas reflexões e análises sobre a experiência com a turma, o que possibilitou que estudantes e educadora atravessassem conceitos como raça e racismo religioso, por meio de diálogos sobre as religiões de matrizes africana e afrobrasileira. Destacamos que, apesar dos limites e dificuldades enfrentados com relação aos diálogos com o racismo religioso, a articulação entre Educação Física, decolonialidade e interculturalidade trata de uma potencialidade e possibilidade de um processo educativo que contemple todos(as) os(as) discentes, respeitando suas identidades, inclusive permitindo que se construa um espaço de diálogo cultural.

Biografia do Autor

Karoline Hacher Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela UFRGS. Professora de Educação Física na rede pública, no município de Guaíba, atuando na Educação Infantil e no estado, em Porto Alegre/RS.

Cauê de Almeida Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS). Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor e mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Licenciado em Educação Física pela UFRGS.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Hacher Ricardo, K., Soares, C. de A., & Schultz Wittizorecki, E. (2024). RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANA E AFROBRASILEIRA E RACISMO RELIGIOSO: RESSONÂNCIAS DO MACULELÊ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(3), 44–60. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7579

Edição

Seção

ARTIGOS