UMA ANÁLISE DISCURSIVA DECOLONIAL SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Polyana de Souza Santos Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Welisson Marques Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Palavras-chave:

Decolonialidade, Livro Didático, Língua Inglesa

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar, a partir de uma perspectiva discursiva, os livros didáticos (LDs) de língua inglesa (LI) adotados em todas as séries do Ensino Médio Integrado de Institutos Federais. Desse modo, para que essa proposta fosse viável, buscamos desenvolver uma abordagem inter/transdisciplinar que estabelecesse uma interface entre Linguística Aplicada (LA) e Análise do Discurso (AD). Buscamos investigar, a partir de imagens que representem pessoas e/ou os espaços que elas ocupam geograficamente e socialmente, a presença de elementos que evidenciem ou não características decoloniais nesses livros didáticos, buscando observar como as identidades de raça estão socialmente representadas. A pesquisa também se pauta nas problemáticas que versam sobre o ensino emancipatório, integrado e decolonial da língua inglesa, utilizando-se de autores como Fanon (2008), Ferreira (2013), Walsh (2013), Freire (2020), dentre outros. As análises feitas neste estudo demonstraram que os LDs ainda tornam evidente que o fenômeno da exclusão dos grupos minoritários não é apenas uma lacuna educacional, mas um mecanismo de poder enraizado nas complexas relações entre tais grupos e aqueles conhecidos como historicamente e socialmente dominantes. A omissão da diversidade racial e étnica, particularmente das minorias negras e indígenas, revela um apagamento preocupante que contribui para a perpetuação de estereótipos e preconceitos.

Biografia do Autor

Polyana de Souza Santos, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Mestra em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: polyss90@hotmail.com.

Welisson Marques, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Professor e Pesquisador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pela Universidade de Uberaba (Uniube). E-mail: welissonmarques@iftm.edu.br.

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Publicado

2025-01-09

Como Citar

Santos, P. de S., & Marques, W. (2025). UMA ANÁLISE DISCURSIVA DECOLONIAL SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL . Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(1), 177–191. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7503

Edição

Seção

ARTIGOS