COLORISMO E RECONHECIMENTO
A IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação, Identidade, Gênero, Racismo, Escolar, JuventudeResumo
Este artigo aborda o tema do colorismo e o reconhecimento da identidade étnico-racial no contexto escolar. O objetivo é refletir sobre o colorismo (ou pigmentocracia) como forma de discriminação baseada na cor da pele, discutindo os reflexos do racismo estrutural na educação. Quanto à metodologia, foram utilizadas pesquisas qualitativas com análise de artigos científicos e levantamento bibliográfico fundamentado em propostas e discussões de autores. A educação é vista como uma base importante para a construção da cidadania, desempenhando um papel relevante na formação do caráter e na reflexão social. Portanto, é crucial valorizar a cultura e a identidade negra para combater os símbolos de inferioridade historicamente direcionados ao corpo negro. Conclui-se que o colorismo estrutural resulta em danos como a negação do outro e o enfraquecimento da identidade, e a educação formal tem contribuído pouco para a transformação de ações e pensamentos discriminatórios. Destaca-se a importância de ações e práticas educativas para combater o racismo e promover a equidade racial.
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