RESSIGNIFICAÇÃO DE MEMÓRIAS RACISTAS A PARTIR DOS CONSTRUTOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL

Autores

  • Luana Lima Bittencourt Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Maria Salete de Souza Nery Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.7.3-9

Palavras-chave:

Racismo, Educação, Memória

Resumo

Este artigo trata-se de um recorte de análise realizada para construção de tese de doutoramento. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa empírica com jovens discentes de graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, de primeiro e último semestre de cinco cursos, tendo como objetivo avaliar os impactos de memórias raciais em suas formações, bem como possíveis processos de ressignificação e fontes deste. Desenvolveu-se, desta forma, um estudo qualitativo baseado em dados coletados a partir de questionários e entrevistas. A análise, por sua vez, foi realizada com base nos estudos de Pierre Bourdieu e Norbert Elias. Neste trabalho apresentam-se dados referentes a transformações de perspectivas raciais e a influência dos ambientes educacionais pelos quais estes jovens passaram e as relações sociais que construíram nestes. Como principais resultados, observa-se os ambientes educacionais formais sendo citados como espaços nos quais os discentes vivenciaram muitas experiências racistas, porém local onde tiveram acesso a conhecimento e relações que os fizeram questionar e repensar muitas de suas trajetórias, memórias e aprendizagens, mostrando-se importante espaço para continuidade da luta antirracista.

Biografia do Autor

Luana Lima Bittencourt Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Ensino e Graduada em Administração pela UESB.

Maria Salete de Souza Nery, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutora em Ciências Sociais e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Possui pós-doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Michael Schröter (Org), Vera Ribeiro(Trad). Zahar: Rio de Janeiro – RJ, 1994.

STREY, Marlene Neves. Psicologia Social Contemporânea. 7. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Silva, L. L. B. ., & Nery, M. S. de S. (2024). RESSIGNIFICAÇÃO DE MEMÓRIAS RACISTAS A PARTIR DOS CONSTRUTOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(3), 102–115. https://doi.org/10.29327/269579.7.3-9

Edição

Seção

ARTIGOS