IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS GUAJARÁ MIRIM
ANÁLISE DE CONJUNTURA E AÇÕES INICIAIS
Palavras-chave:
Educação para as relações étnico-raciais, Lei 10.639/2003, NEABIResumo
O artigo apresenta o relato de experiência das ações de implementação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Rondônia – Campus Guajará-Mirim no ano de 2022. A metodologia do projeto partiu da análise da conjuntura local de acordo com as características sociais do município de Guajará-Mirim e os documentos institucionais da unidade de ensino. Seguiu-se a implementação de atividades de ensino, pesquisa e extensão alinhadas aos objetivos do NEABI. Posteriormente, realizou-se a avaliação de como os resultados da análise de conjuntura e das ações realizadas no ano de 2022 contribuíram para se alcançar o objetivo da consolidação do núcleo na realidade local e quais desafios se estabelecem para os próximos anos. A escrita do relato tem o duplo propósito de documentar a construção histórica do núcleo por meio da produção teórica, quanto para compartilhar com outros grupos iniciantes as dificuldades e oportunidades encontradas na consolidação do núcleo na realidade local.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plataforma Nilo Peçanha. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZDhkNGNiYzgtMjQ0My00OGVlLWJjNzYtZWQwYjI2OThhYWM1IiwidCI6IjllNjgyMzU5LWQxMjgtNGVkYi1iYjU4LTgyYjJhMTUzNDBmZiJ9. Acesso em: 27 ago. 2023.
CAVALCANTE, Fábio Robson Casara et. alli. Processo de Desenvolvimento Regional e a política ambiental em Rondônia: o turismo como vetor de desenvolvimento local em Guajará-Mirim. In. Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 5°, 2014, Belo Horizonte. Disponível em : https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2014/VII-074.pdf. Acesso em 27 ago. 2023.
FERNANDES, Alexandre Oliveira; LOPES, Marcos. Epistemologias Negras: fortalecer os laços e os afetos (ancestrais), de(s)colonizar o pensamento. Revista Espaço acadêmico, n. 207, ago. 2018. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43998/751375138053. Acesso a 11 maio 2022.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório. Retratos da Escola, [S. l.], v. 2, n. 2/3, 2012. DOI: 10.22420/rde.v2i2/3.127. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127. Acesso em: 11 maio. 2022.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: RJ, Vozes, 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM. Resolução n° 4/2019 – Conselho Escolar/IFRO, de 04 de Junho de 2019, Dispõe sobre a autorização do regulamento do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Guajará-Mirim. Guajará Mirim, 2019.
NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In: RATTS, Alex. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. SP: Instituto Kuanza, 2006, p. 117-125.
O Campus. Instituto Federal de Rondônia – Campus Guajará-Mirim, 2020. Disponível em https://portal.ifro.edu.br/guajara-mirim/o-campus. Acesso em 27 ago. 2023.
OLIVEIRA, Adriano. Análise de conjuntura: conceitos e aplicações. Em Debate: Periódico de Opinião Pública e Conjuntura Política, Belo Horizonte, ano 6, n. 1, p. 24-35, mar. 2014.
REZENDE, M.A; PEREIRA, V.O. O sistema de ensino brasileiro, as políticas racializadas e as ações extensionistas do núcleo de estudos afro-brasileiros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEAB UERJ). Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). (s.l.), v. 7, n. 15, p. 92-112, 2015. Disponível em: xxxxx. Acesso em 27 ago. 2023.
SANTIAGO, Cláudia; MORAES, Reginaldo. Como fazer análise de conjuntura. Brasília, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, 2014.
SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
ESTEVÃO, Fernanda Léia B. Souza. Evasão, retenção e permanência de estudantes indígenas no campus Guajará-Mirim do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Orientador: Prof. Dr.ª Xênia de Castro Barbosa. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Porto Velho, RO, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586994. Acesso em 29 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Augusto Rodrigues de Sousa, Claudete Marques das Neves, Fernanda Léia Batista Souza Estevão, Tainá Cunha de Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.