ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

INTERFACES DIALÓGICAS COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • Adenilson Souza Cunha Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Mônica Clementino de Menezes Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro (BA)

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.7.1-6

Palavras-chave:

Educação étnico-racial, Alfabetização de Jovens e Adultos, Políticas Públicas

Resumo

Discute-se o diálogo reflexivo entre alfabetização de jovens e adultos e a educação das relações étnico-raciais. Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). As análises reflexivas foram realizadas por meio da abordagem qualitativa de cunho exploratório, cujo instrumento para elaboração dos dados foi a entrevista semiestruturada. Quanto às participantes, elegemos oito educandas do I segmento etapas I, II e III da modalidade EJA, que equivale ao 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, todas autodeclaradas negras. Recorremos, também, à pesquisa bibliográfica e documental, bem como aos marcos legais que alicerçam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a educação das relações étnicos raciais. Os resultados apontam que o/a educando/a da EJA é o mesmo sujeito que, desde a infância, experiencia opressões sociais por conta do seu pertenço étnico, de raça/cor, de classe, de gênero e tantas outras formas de violência. Embora exista uma vasta legislação que ampare a discussão dessa temática na escola, ela ainda tem dificuldade de abordar essas questões, assim, muitas vezes, silencia-se diante do racismo estrutural que perpassa o âmbito escolar.

Biografia do Autor

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós-doutorado e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Sergipe (UFS). Graduado em Pedagogia pela UESB e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (GEPEP/UESB/CNPq).

Mônica Clementino de Menezes, Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro (BA)

Professora na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico de Porto Seguro/BA (Seduc-Porto Seguro). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Unisulbahia) e em Sociologia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) - Linha-EJA. 

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Publicado

2024-03-21

Como Citar

Cunha Júnior, A. S., & Menezes, M. C. de. (2024). ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INTERFACES DIALÓGICAS COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(1), 51–68. https://doi.org/10.29327/269579.7.1-6

Edição

Seção

ARTIGOS