CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE AURELINO LEAL-BA

Autores

  • Sara Alves da Luz Lemos Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Palavras-chave:

Modalidade Educação Escolar Quilombola, Referencial Curricular Municipal, Formação de Educadores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre Educação Escolar Quilombola enquanto Modalidade da Educação Básica e sua implementação no Referencial Curricular Municipal de Aurelino Leal – BA, abordando suas contribuições e perspectivas. Essa discussão surge mediante ao processo de construção do DCRAL – Documento Curricular Referencial de Aurelino Leal no ano de 2020, em situação atípica em meio a paralização das aulas com a pandemia do COVID-19. Sabendo-se que, para tratar sobre Educação Escolar Quilombola é preciso primeiramente entender o que é quilombo, sua formação e porque é considerada como uma das formas de resistência negra, conforme aborda Munanga (2006), conceituando quilombo como membros de associação que eram considerados super-homens invulneráveis às armas inimigas, um sentimento de proteção e solidariedade. Sendo assim, quilombo não é um lugar somente de abrigo à escravidão imposta, também poderá ser considerada como uma forma de fortalecer e valorizar seus laços ancestrais, sua cultura, transformando em uma expressão de luta de classe. A trajetória de construção do DCRAL e como a Educação Escolar Quilombola adentra aos poucos na conquista do seu espaço de direito e traz reflexões e contribuições para novas esperanças e perspectivas no fortalecimento da educação escolar nas comunidades remanescentes quilombolas, não somente no município de Aurelino Leal, mas em todo e qualquer município que tenha comunidades remanescentes de quilombo. Uma dessas contribuições é a valorização da formação continuada para os educadores (quilombolas ou não quilombolas), conhecendo e vivenciando a realidade dessa comunidade.

Biografia do Autor

Sara Alves da Luz Lemos, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Coordenadora Pedagógica no Centro de Educação Infantil Professora Isabel Bidú da Secretaria de Educação do Município de Aurelino Leal. Mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). E-mail: saralemos79@gmail.com.

Referências

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Publicado

2025-01-09

Como Citar

Lemos, S. A. da L. . (2025). CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE AURELINO LEAL-BA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(1), 192–207. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7036

Edição

Seção

ARTIGOS