A EDUCAÇÃO NO COMBATE AO RACISMO E A XENOFOBIA NO BRASIL

Autores

  • Giovani Giroto Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.7.1-8

Palavras-chave:

Educação antirracista, Migrantes no Brasil, Racismo, Xenofobia

Resumo

Refletir sobre os processos de educação e analisa-los envolve compreender as demandas sociais vigentes. Assim, as instituições de educação escolar e acadêmica, bem como as instituições de educação não-formal, não podem estar alheias às questões sociais e devem promover práticas de transformação da sociedade por um viés da ética, da justiça e da equidade. Ao aproximar esse debate das questões migratórias, argumenta-se que é necessário promover um espaço educacional de escuta e acolhida de diversas questões que estão ao redor das demandas dos(as) migrantes. A partir disso, anuncia-se que o objetivo deste artigo é discutir os preconceitos enfrentados por migrantes negros(as) no Brasil e promover uma discussão acerca da importância de uma educação antixenorracista. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e justifica-se pela necessidade e urgência do debate acerca da educação para pessoas migrantes no Brasil, assim como a importância do protagonismo migratório na sociedade. Tal protagonismo deve estar presente nas instituições educacionais para garantir a promoção de uma transformação social, com a inclusão dessas pessoas e a redução dos preconceitos enfrentados. Como principais conclusões, defende-se uma educação que mantenha uma práxis de combate ao racismo por meio da compreensão da diversidade cultural, das diversas identidades e da importância da valorização das narrativas migratórias enquanto protagonistas de suas histórias.

Biografia do Autor

Giovani Giroto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Discente de doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Filosofia pela UEM e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora Associada no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Pedagogia pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Tradução de Vera Pereira. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

FAUSTINO, Deivison Mendes; OLIVEIRA, Leila Maria de. Xeno-racismo ou xenofobia racializada? Problematizando a hospitalidade seletiva aos estrangeiros no Brasil. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana – REMHU. 29 (63), Set-Dez, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006312. Acesso em: 27 mai. 2022.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019b.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 46ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

GOMES, Nilma Lino. Educação e Relações Raciais: Refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: Kabengele Munanga (ORG). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

OIM. Organização Internacional para as Migrações. Glossário sobre migração. Genebra: Organização Internacional para as Migrações, 2009.

ROCHA, Roseli. Racismo. Série: assistente social no combate ao preconceito, caderno 3. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, 2016.

SANTOS, Cleusa. Xenofobia. Série: assistente social no combate ao preconceito, caderno 5. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, 2016.

SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopes. 15 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Giroto, G., & Paula, E. M. A. T. de. (2024). A EDUCAÇÃO NO COMBATE AO RACISMO E A XENOFOBIA NO BRASIL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(1), 85–97. https://doi.org/10.29327/269579.7.1-8

Edição

Seção

ARTIGOS