CONVIVÊNCIA, CÍRCULO DE DIÁLOGO, RELAÇÕES INTER-RACIAIS E DECOLONIALISMO
APROXIMAÇÕES (IM)PERTINENTES NO ESPAÇO EDUCATIVO
Palavras-chave:
Violência escolar, Diálogo, DecolonialismoResumo
A força motriz deste trabalho é a intenção contributiva, do ponto de vista crítico e propositivo, em torno da convivência, círculos de diálogos, relações inter-raciais e decolonialismo. O preconceito e a discriminação vivenciados nas inter-relações raciais, nos espaços educativos, é uma problemática a ser discutida. Este trabalho parte do pressuposto que os círculos de diálogos, como prática restaurativa, podem auxiliar no fomento do diálogo, auxiliando na construção de vínculos e convivência mais sadia, consequentemente, atenuando os índices de conflito e da violência no ambiente educacional. É a análise do uso da palavra como ação afirmativa, enquanto diálogo possuindo finalidade emancipadora e transformativa, que dialoga pertinentemente com a perspectiva decolonial. O procedimento metodológico, dentro de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, numa abordagem interdisciplinar, fez-se pela análise de material especializado, tendo como referencial e aporte teórico: Abramovay (2019), Dussel (1993), Freire (1986), Sposito (1998), entre outros. Conclui-se, como resultado desta atividade, a necessidade da criação de espaços de escuta e diálogo, como alternativa para a pacificação nos espaços educacionais.
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