ÁFRICA À VISTA

POR OUTRA REDE DE REFORMULAÇÕES

Autores

  • João Lucas da Silva Universidade da Amazônia - Unama
  • Welton Diego Carmim Lavareda Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.3-17

Palavras-chave:

África, Decolonialismo, Relações étnico-raciais

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir, panoramicamente, sobre a importância e o valor das contribuições africanas, principalmente as do grupo Bantu, para a construção social, linguística e cultural das identidades brasileiras, a partir de um olhar crítico acerca do documentário "Mokambo-Nguzo Malunda Bantu".  Para tanto, consideramos o arcabouço teórico de Jean-Jacques Courtine (1982; 2013) e Joana Tolentino (2018). Almeja-se, com esta breve reflexão, evidenciar as fraturas histórico-discursivas constituidoras de nossa sociedade, adotando gestos de leitura mais plurais sobre os efeitos da colonização nas maneiras de compreender a formação da perspectiva de nação.

Biografia do Autor

João Lucas da Silva, Universidade da Amazônia - Unama

Pós-graduando em Língua Portuguesa: Redação e Oratória (Unama). Graduado em Letras pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e pesquisador do Laboratório de Estudos Discursivos Avançados do Pará (LEDAP-CNPq/UFPA).

Welton Diego Carmim Lavareda, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto I do Instituto de Letras e Comunicação (ILC-UFPA) e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS - Unidade UFPA), atuando na área de Ensino-Aprendizagem de línguas e formação de professores. Líder do Laboratório de Estudos Discursivos Avançados do Pará (LEDAP-CNPq/UFPA).

Referências

COURTINE, Jean-Jacques. Définition d’orientation théoriques et construction de procédures en analyse du discours. In: Philosophiques, vol. 09, n 2, 1982.

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo – pensar com Foucault. Petrópolis, Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2013.

TOLENTINO, Joana. Descolonização, filosofia e ensino: compartilhando vozes de filósofas latino-americanas. Paraná-Brasil: v. 2 n. 1 (2018): Anais Eletrônicos do Congresso Epistemologias do Sul, 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Silva, J. L. da ., & Lavareda, W. D. C. (2023). ÁFRICA À VISTA: POR OUTRA REDE DE REFORMULAÇÕES. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(3), 211–214. https://doi.org/10.29327/269579.6.3-17

Edição

Seção

RESENHAS