CORPOS NEGROS NOS ESTUDOS PUBLICADOS EM PSICOLOGIA DO ESPORTE

Autores

  • Adriana Inês de Paula Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.7.1-3

Palavras-chave:

Aspectos étnico-raciais, Racismo, Psicologia do esporte

Resumo

O objetivo do presente estudo foi mapear e analisar o corpo de conhecimento produzido em Psicologia do Esporte referente as relações étnico-raciais, especificamente população negra, publicados na Revista Brasileira de Psicologia do Esporte. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática dos artigos publicados entre os anos de 2007 e 2022 e a análise se deu a partir da leitura dos resumos, palavras-chave e método de todos as publicações da revista, seguida da quantificação e classificação dos artigos e assuntos relacionados a temas étnico raciais. Descritores como negro/a, étnico-racial, racismo, discriminação, cor da pele, preto/a, pardo/parda foram termos pré-determinados para a busca. Dos 170 artigos incluídos nessa revisão, 92,35% eram artigos originais, 5,88% eram artigos de revisão ou histórico e 1,76%, relatos de experiência. Entre as publicações analisadas, nenhuma tratou da temática étnico racial ou se utilizou de algum dos descritores nas palavras-chave, resumo ou na amostra. Considerando ter o Brasil a maior população negra fora do continente africano e a maioria da população autodeclarada como negra, as políticas e resoluções que direcionam para a importância de se coletar informações sobre a variável étnica nos sistemas de saúde e nas produções científicas, a Lei 10639/03, seus desdobramentos e impactos nos processos educativos, os impactos que o racismo produz nos níveis de estresse e no desempenho da(o) atleta, é importante refletir sobre os achados e os não achados dessa pesquisa, que constata a necessidade de reverter esse processo de ausências, invisibilidade e de universalização de corpos.

Biografia do Autor

Adriana Inês de Paula, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora e Mestra em Ciências do Movimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Unesp

Referências

BRASIL. Lei no 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2010.

BRASIL. Lei no 14.532, de 11 de janeiro de 2023. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2023.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política nacional de saúde integral da população negra: uma política para o SUS. 2ª ed., Brasília, DF: Editora do Ministério de Saúde, 2013.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Trad. Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2021.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Rev. Estud. Fem, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-188, jan., 2002.

CUNHA JUNIOR, Henrique. “Nós, afro-descendentes: história africana e afrodescendente na cultura brasileira”. In: História da educação do negro e outras histórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

GOMES, Nilma Lino, Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003.

LORDE, Audre. Sou sua irmã. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Ubu, 2020.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. 2ª ed. São Paulo: Global, 2010.

NUCCI, Thais Batista; MORÃO, Kauan Galvão; ARONI, André Luis. Nossos atletas ‘amarelam’ em jogos olímpicos?! In: ARONI, A. L. [et al.] (org.). Os esportes e as novas tecnologias. São Paulo: Hipótese, 2018.

OBSERVATÓRIO da Discriminação Racial no Futebol 2021. Relatório anual da discriminação racial no futebol, Museu da UFRG, Porto Alegre: Museu da UFRGS, 2022.

OLIVEIRA, Bruna Feitosa; GONZALEZ, Luis Cesar Spatari. In: MORÃO, K. G.; BAGNI, G.; LEMOS FILHO, J. P.; MACHADO, A. A. (org.). Visões Contemporâneas da Psicologia do Esporte. São Paulo: Edições Hipóteses, 2020.

REBUSTINI, Flávio. Avanços em psicologia do exercício e esporte. In: MORÃO, K. G.; BAGNI, G.; LEMOS FILHO, J. P.; MACHADO, A. A. (org.). Visões Contemporâneas da Psicologia do Esporte. São Paulo: Edições Hipóteses, 2020.

REGO, Yordanna Lara Pereira. Combinamos de não morrer: transfobia, racismo e resistência à necropolítica entre pessoas trans negras em Goiás. (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2021

SANCHES, Simone Meyer; DÍAS, Joaquín Dosil. Um olhar positivo sobre a psicologia do esporte: contribuições da psicologia positiva. Rev. bras. psicol. esporte [online], vol.2, n.2, p. 1-23, 2008.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Paula, A. I. de. (2024). CORPOS NEGROS NOS ESTUDOS PUBLICADOS EM PSICOLOGIA DO ESPORTE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(1), 09–19. https://doi.org/10.29327/269579.7.1-3

Edição

Seção

ARTIGOS