“NEM SÃO GENTE, NEM SÃO HUMANOS, ENTÃO SÃO O QUE?”
DISCURSOS DE ÓDIO E A NEGAÇÃO DO OUTRO
DOI:
https://doi.org/10.29327/269579.6.2-16Palavras-chave:
Indígenas., Racismo., Negação do outroResumo
Este trabalho tem como objetivo abordar sobre o caso de racismo, cometido durante o evento ATL realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), no ano de 2019. Para a escrita do artigo foi analisada a matéria “Indígenas repudiam atos de racismo em evento na Ufac”, disponível no jornal “A Tribuna”, edição n° 6.707, de 25 de maio do mesmo ano, no qual se relata a discriminação racial contra os indígenas realizada por funcionários e estudantes da instituição federal. Para a escrita deste artigo utilizou-se referenciais teóricos que discutem tanto sobre o racismo estrutural como o institucional e seus impactos na sociedade, sendo eles Bento (2022) Carneiro (2019), Kilomba (2019), Silvio Almeida (2021), Silva (2020), Quijano (2005), dentre outros, que ressaltam ainda os processos de enfrentamentos necessários para o combate ao racismo. A metodologia é de cunho bibliográfico e documental, haja vista a análise do texto jornalístico já mencionado. Mediante o trabalho compreendemos o racismo como um crime que possui suas raízes no passado, sendo resultado da colonialidade que criou a ideia de raça e organização hierarquizante estando ainda muito presente em nossa sociedade atual, colocando sobre todos a responsabilidade de combatê-lo.
Referências
ALMEIDA, Maria Celestino. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2021.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Jandaíra, 2020.
FREIRE, José Ribamar Bessa. Cinco ideias equivocadas sobre os índios, 2002.
GUAJAJARA, Sônia, 2023. Discurso de Posse. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/01/11/leia-a-integra-do-discurso-da-ministra-sonia-guajajara.htm. Acesso em: 29 març. 2023.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
KRENAK, Ailton, A vida não é útil. Companhia das Letras; 1ª edição, 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jesus Oliveira. 1ª. ed. Rio de Janeiro. Cobogó, 2019.
MBEMBER, Achile. A crítica da razão negra. N-1 Edições; 2014.
MILANEZ, Felipe; SÁ, Lúcia; KRENAK, Ailton; CRUZ, Felipe Sotto Maior; RAMOS, Elisa Urbano; JESUS, Genilson dos Santos de (Taquary Pataxó). Existência e Diferença: O Racismo Contra os Povos Indígenas, 2019.
NETO, José Maia Bezerra. Racismo, racismo: ainda há muito que dizer. Afro-Ásia, 59, 2019.
PESCA, Adriana Barbosa; FERNANDES, Alexandre de Oliveira; KAYAPÓ, Edson. POR UMA ESCRITA INDÍGENA: Meu ser, minha voz, minha autoria. Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama, Eunápolis (BA), v. 11, n. 1, p. 187-201, jan./jun. 2020.
QUÍJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, AR: Clacso, 2005.
SILVA, Francisco Bento. Acre, formas de olhar e de narrar: natureza e história nas ausências. Editora: Nepan, 2020.
PERIÓDICOS
Indígenas repudiam atos de racismo em evento na Ufac. A Tribuna, 25 de maio de 2019, ano XXI - n° 6.707.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thais Albuquerque , Karolaine da Silva Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.