“NEM SÃO GENTE, NEM SÃO HUMANOS, ENTÃO SÃO O QUE?”

DISCURSOS DE ÓDIO E A NEGAÇÃO DO OUTRO

Autores

  • Thais Albuquerque Figueiredo Universidade Federal do Acre - Ufac
  • Karolaine da Silva Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.2-16

Palavras-chave:

Indígenas., Racismo., Negação do outro

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar sobre o caso de racismo, cometido durante o evento ATL realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), no ano de 2019. Para a escrita do artigo foi analisada a matéria “Indígenas repudiam atos de racismo em evento na Ufac”, disponível no jornalA Tribuna”, edição n° 6.707, de 25 de maio do mesmo ano, no qual se relata a discriminação racial contra os indígenas realizada por funcionários e estudantes da instituição federal. Para a escrita deste artigo utilizou-se referenciais teóricos que discutem tanto sobre o racismo estrutural como o institucional e seus impactos na sociedade, sendo eles Bento (2022) Carneiro (2019), Kilomba (2019), Silvio Almeida (2021), Silva (2020), Quijano (2005), dentre outros, que ressaltam ainda os processos de enfrentamentos necessários para o combate ao racismo. A metodologia é de cunho bibliográfico e documental, haja vista a análise do texto jornalístico já mencionado. Mediante o trabalho compreendemos o racismo como um crime que possui suas raízes no passado, sendo resultado da colonialidade que criou a ideia de raça e organização hierarquizante estando ainda muito presente em nossa sociedade atual, colocando sobre todos a responsabilidade de combatê-lo.

Biografia do Autor

Thais Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Acre - Ufac

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação Letras Linguagens e Identidades da Universidade Federal do Acre (PPGLI/Ufac). Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Pesquisadora no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac).

Karolaine da Silva Oliveira , Universidade Federal do Acre - UFAC

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação Letras Linguagens e Identidades da Universidade Federal do Acre (PPGLI/Ufac). Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Discente do Curso de Bacharelado em História na Ufac. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac).

Referências

ALMEIDA, Maria Celestino. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2021.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Jandaíra, 2020.

FREIRE, José Ribamar Bessa. Cinco ideias equivocadas sobre os índios, 2002.

GUAJAJARA, Sônia, 2023. Discurso de Posse. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/01/11/leia-a-integra-do-discurso-da-ministra-sonia-guajajara.htm. Acesso em: 29 març. 2023.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

KRENAK, Ailton, A vida não é útil. Companhia das Letras; 1ª edição, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jesus Oliveira. 1ª. ed. Rio de Janeiro. Cobogó, 2019.

MBEMBER, Achile. A crítica da razão negra. N-1 Edições; 2014.

MILANEZ, Felipe; SÁ, Lúcia; KRENAK, Ailton; CRUZ, Felipe Sotto Maior; RAMOS, Elisa Urbano; JESUS, Genilson dos Santos de (Taquary Pataxó). Existência e Diferença: O Racismo Contra os Povos Indígenas, 2019.

NETO, José Maia Bezerra. Racismo, racismo: ainda há muito que dizer. Afro-Ásia, 59, 2019.

PESCA, Adriana Barbosa; FERNANDES, Alexandre de Oliveira; KAYAPÓ, Edson. POR UMA ESCRITA INDÍGENA: Meu ser, minha voz, minha autoria. Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama, Eunápolis (BA), v. 11, n. 1, p. 187-201, jan./jun. 2020.

QUÍJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, AR: Clacso, 2005.

SILVA, Francisco Bento. Acre, formas de olhar e de narrar: natureza e história nas ausências. Editora: Nepan, 2020.

PERIÓDICOS

Indígenas repudiam atos de racismo em evento na Ufac. A Tribuna, 25 de maio de 2019, ano XXI - n° 6.707.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Figueiredo, T. A. ., & Oliveira , K. da S. (2023). “NEM SÃO GENTE, NEM SÃO HUMANOS, ENTÃO SÃO O QUE?”: DISCURSOS DE ÓDIO E A NEGAÇÃO DO OUTRO. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(2), 199–211. https://doi.org/10.29327/269579.6.2-16

Edição

Seção

ARTIGOS