DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO PARTICIPATIVA NA EFETIVAÇÃO DA LEI 11.645/2008 NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

UM ESTUDO DE CASO NA ALDEIA SAGARANA – BAIA DA COCA (RO)

Autores

  • Joely Coelho Santiago Universidade Federal do Acre - Ufac
  • Rosália Aparecida Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.3-5

Palavras-chave:

Aldeia Sagarana., Educação Escolar Indígena, Lei 11.645/08

Resumo

Este estudo objetiva discutir os desafios e possibilidades da gestão participativa na implementação da Lei 11.645/2008 na educação escolar indígena, utilizando a aldeia Sagarana como um estudo de caso. A aldeia está localizada no Vale do Guaporé, no afluente Baia da Coca, no estado de Rondônia – Amazônia Sul-Ocidental Brasileira. A análise baseia-se nas políticas de ações afirmativas que tratam da Educação Indígena, a partir de um estudo bibliográfico. De tal forma, considerando o que determina a LDB de 1996, sobre diversidade e pluralidade étnico-racial e, assim, visa uma educação diferenciada e intercultural na política da educação, no contexto da docência brasileira. Considera-se, ainda, a Lei 11.645/08 que altera a Lei 10.639/03 e torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nas instituições de ensino. Para o estudo, utiliza-se os conceitos teóricos especialmente de Quaresma e Ferreira (2013); Hilário (2017); Libâneo (2007); e Abdian (2012). Os materiais estudados instigam, também, para a necessidade de problematização de outras questões para além da educação e gestão escolar indígena. Há uma atualidade em meio a discursos contrários, como invasão de terras e assassinatos de lideranças indígenas. De forma que as famílias étnicas sobrevivem em meio a processos afins em que terras são invadidas pelo agronegócio e projetos governamentais de desenvolvimento. Dito isto, acredita-se que este estudo contribui para a discussão sobre a temática e o reconhecimento de uma educação intercultural na Aldeia Sagarana (RO).

Biografia do Autor

Joely Coelho Santiago , Universidade Federal do Acre - Ufac

Discente de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (PPGLI/Ufac). Mestra em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Licenciatura em Letras e suas respectivas Literaturas pela UNIR. Licenciatura em História pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (Faveni).

Rosália Aparecida Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Jornalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Santiago , J. C., & Silva, R. A. (2023). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO PARTICIPATIVA NA EFETIVAÇÃO DA LEI 11.645/2008 NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE CASO NA ALDEIA SAGARANA – BAIA DA COCA (RO). Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(3), 58–71. https://doi.org/10.29327/269579.6.3-5

Edição

Seção

ARTIGOS