CURRÍCULO INTERCULTURAL

POSSIBILIDADES DE SABER MAIS A HISTÓRIA E AS CULTURAS INDÍGENAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JI-PARANÁ-RO

Autores

  • Valéria Rocha dos Santos Universidade Federal de Rondônia - Unir
  • Josélia Gomes Neves Neves Universidade Federal de Rondônia - Unir

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.7.1-17

Palavras-chave:

Povos Indígenas, História e Culturas Indígenas, GPEA.

Resumo

O texto apresentado é um compactado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Pedagogia de uma universidade localizada na região amazônica. O objetivo foi analisar a materialização da História e das Culturas indígenas no currículo escolar público de Ji-Paraná-RO e as repercussões destes estudos por meio de produções acadêmicas. A investigação se caracterizou como qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) em interface com a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. A fundamentação teórica levou em consideração os textos de Bergamaschi e Gomes (2012), Walsh (2009), Neves (2013; 2016), além de documentos oficiais (Brasil, 2003; 2008). Os resultados permitiram compreender que os estudos sobre a História e as culturas indígenas no currículo escolar público de Ji-Paraná-RO tem se evidenciado de forma pontual por meio de ações esporádicas de docentes ou das recentes alterações introduzidas no livro didático. Concluímos que em uma região marcada pela presença indígena, como a Amazônia, é de fundamental importância o cumprimento da Lei 11.645/2008 por meio de investimento na formação docente inicial e continuada.

Biografia do Autor

Valéria Rocha dos Santos, Universidade Federal de Rondônia - Unir

Especialista em Gênero e Diversidade Escolar e em Psicopedagogia pela Faculdade Unina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Josélia Gomes Neves Neves, Universidade Federal de Rondônia - Unir

Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Graduada em Pedagogia pela Unir.

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Publicado

2024-03-21

Como Citar

Rocha dos Santos, V., & Neves, J. G. N. (2024). CURRÍCULO INTERCULTURAL: POSSIBILIDADES DE SABER MAIS A HISTÓRIA E AS CULTURAS INDÍGENAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JI-PARANÁ-RO . Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(1), 224–237. https://doi.org/10.29327/269579.7.1-17

Edição

Seção

ARTIGOS