PERFORMANCES DOCENTES DECOLONIAIS

COMBATES À COLONIZAÇÃO DE SI, DO CONHECIMENTO E DA CIÊNCIA

Autores

  • Ricardo Dias de Castro Centro Universitário Estácio Belo Horizonte
  • Claudia Mayorga Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.2-15

Palavras-chave:

Universidade Pública, Decolonialidade, Docência

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que investigou como docentes da UFMG são capazes de produzir saberes e fazeres que decolonizam o conhecimento, ciência e a sociedade. Por meio de dez narrativas (auto)biográficas com docentes dessa instituição foi possível acessarmos estratégias, práticas e ações que deslocam a universidade do seu histórico colonial, europeu, patriarcal e brancocentrado. Dessa maneira, ainda que seja um grande desafio fazer vacilar os alicerces de uma instituição da envergadura da universidade pública brasileira, isso já tem se mostrado possível por meio, principalmente, de práticas extensionistas e afirmativas transdisciplinares e politicamente engajadas. O que tem, por consequência, uma reconstrução interminável das subjetividades docentes e da própria instituição na direção de um horizonte decolonial. 

 

Biografia do Autor

Ricardo Dias de Castro, Centro Universitário Estácio Belo Horizonte

É professor no ensino superior privado e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na área de Psicologia Social, da Universidade Federal de Minas Gerais (2022). Mestre em Psicologia, na área da Psicologia Social, vinculado ao mesmo programa de pós (2017). É formado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da mesma universidade (2013). É integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes (CONEXÕES/FAFICH/UFMG).

Claudia Mayorga, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri - Espanha. É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes na UFMG. Atualmente é membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2020-2022) e Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos de la Asociación de Universidades del Grupo Montevideo AUGM (2021-2023). Atuou como pesquisadora visitante na Universidade Complutense de Madrid (2011 e 2012). Atualmente é coeditora da Revista Psicoperspectivas - Chile (Qualis B1). Foi editora chefe da Revista Psicologia & Sociedade (Qualis A2), periódico científico da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) (2012-2015) e Editora da Revista Interfaces - Revista de Extensão da UFMG (Qualis B3 -Interdisciplinar) de 2015 a 2018. Foi membro do Comitê Editorial de Scielo em Perspectiva - Humanas (2014 e 2015). Foi membro da Diretoria Nacional da Abrapso (2004/2005) e vice-presidente da Abrapso Regional Minas (2006/2007). Como editora da Revista Psicologia & Sociedade, recebeu grant da American Psychological Association (2012/2013). Foi coordenadora da Formação Transversal em Direitos Humanos da UFMG (2017, 2018 e 2019). Áreas de pesquisa e extensão: Psicologia Social, Feminismo e Decolonialidade com os seguintes temas: análise interseccional da desigualdade social brasileira; psicologia comunitária e intervenção psicossocial; participação social e política; democratização da universidade e ações afirmativas; democratização da universidade e extensão universitária; epistemologia feminista e metodologias participativas; articulação entre direitos humanos e questões ambientais. Foi Pró-reitora adjunta de extensão da UFMG (2014-2018) e Pró-reitora de Extensão (2018-2022). Atualmente é Pró-reitora de Extensão da UFMG (2022-2026

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Castro, R. D. de ., & Mayorga, C. (2023). PERFORMANCES DOCENTES DECOLONIAIS: COMBATES À COLONIZAÇÃO DE SI, DO CONHECIMENTO E DA CIÊNCIA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(2), 183–198. https://doi.org/10.29327/269579.6.2-15

Edição

Seção

ARTIGOS