“SERIA O LÁPIS UM MARCADOR?”

UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO BÁSICO À LUZ DO CURTA-METRAGEM DÚDÚ E O LÁPIS COR DA PELE (2018)

Autores

  • Leandro Chaves Batista Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.29327/269579.6.3-8

Palavras-chave:

Educação antirracista, Criança negra, Curta-metragem

Resumo

A pedagogização do cinema vem se generalizando como um profícuo caminho para a diversificação de instrumentos do trabalho docente, sobretudo no ensino básico. Desse modo, o presente artigo se propõe a discutir as representações étnico-raciais abarcadas no curta-metragem Dúdú e o Lápis Cor da Pele (2018), cujo enfoque é o papel decisivo que a escola possui diante da construção identitária da criança negra, destacando que o convencional “lápis cor da pele” se aproxima muito mais da alcunha de marcador social da diferença racial. Para tanto, dialogamos com autores que: empreenderam debates em torno do racismo no Brasil, a saber Munanga (2004) e Almeida (2019); e se debruçaram em traçar possíveis caminhos para a implementação de uma educação antirracista, como Gomes (1999) e Andrade (1999). Como encaminhamento das questões levantadas, a análise do tensionamento racial presente no curta-metragem possibilitou a elaboração de uma proposta didática para professores que atuem na educação básica, marcadamente na disciplina de História, com vistas a ressignificar os valores e práticas sobre diversidade no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Leandro Chaves Batista, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Discente no curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisador bolsista junto ao Núcleo de Estudos de Historiografias e Linguagens (NEHISLIN), grupo vinculado ao curso de História da UEMA.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Batista, L. C. (2023). “SERIA O LÁPIS UM MARCADOR?”: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO BÁSICO À LUZ DO CURTA-METRAGEM DÚDÚ E O LÁPIS COR DA PELE (2018). Revista Em Favor De Igualdade Racial, 6(3), 102–116. https://doi.org/10.29327/269579.6.3-8

Edição

Seção

ARTIGOS